Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Cidade

CES debate desafios presentes e futuros da genética forense na sociedade

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 27-04-2016

À medida que o papel da ciência e da tecnologia na luta contra o terrorismo e o crime organizado vêm ganhando destaque, os sistemas de justiça criminal encontram nas tecnologias de ADN e na genómica uma ferramenta indispensável para a identificação de suspeitos.

PUBLICIDADE

genética forense

A primeira conferência anual do projeto de investigaçãoEXCHANGE – Forensic Geneticists and the Transnational Exchange of DNA data in the EU: Engaging Science with Social Control, Citizenship and Democracy, coordenado por Helena Machado, financiado pelo European Research Council/Conselho Europeu de Investigação e desenvolvido no CES, procurará assim debater os principais desafios científicos e societais suscitados pela genética forense no espaço da União Europeia e no contexto da “sociedade da vigilância”.

PUBLICIDADE

publicidade

A expansão dos usos do ADN para fins forenses e a partilha transnacional de dados genéticos suscitam problemáticas de governação e regulação.

Em particular, destacam-se questões de privacidade, transparência e equilíbrio entre os benefícios de segurança coletiva e os riscos de compressão de direitos individuais.

Visando estas e outras questões, como as mais recentes inovações na genética forense e as conexões entre ciência e justiça criminal, este evento envolve prestigiados cientistas forenses e sociais de vários países europeus. Com base nas suas experiências, os casos empíricos de Portugal, Países Baixos e Reino Unido serão abordados, permitindo compreender e comparar aspetos científicos, éticos e sociais relacionados com os usos das tecnologias de ADN nestes países e no âmbito da União Europeia.

PUBLICIDADE

Esta conferência afigura-se, assim, de particular interesse não só para investigadores/as, decisores políticos, estudantes e profissionais de diferentes áreas – como investigação criminal, direito, sociologia, medicina legal, ciências forenses – mas também para o público em geral, na medida em que oferece um contexto para debater questões prementes para a cidadania e a democracia na contemporaneidade.

A conferência terá início às 09:30 na Sala de Seminários 1 do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (Largo D. Dinis – Colégio de S. Jerónimo). Para além das sessões temáticas e espaços de debate, o evento encerrará com uma sessão plenária dedicada à discussão de temas para futura investigação e para a elaboração de novas políticas públicas no domínio da integração da ciência nos sistemas de justiça criminal.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com