Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Cidade

CES apresenta obra inédita do escritor angolano José Luandino Vieira

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 25-11-2015

O Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, através do seu programa de Doutoramentos “Patrimónios de Influência Portuguesa” (III-CES) com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e da editora Caminho-Leya,  apresenta duma obra inédita do escritor angolano José Luandino Vieira, Papéis da Prisão: apontamentos, diário, correspondência (1962-1971), com organização de Margarida Calafate Ribeiro, Mónica Silva e Roberto Vecchi.

PUBLICIDADE

No dia 26 de novembro, a apresentação da obra tem lugar em Coimbra, na Almedina Estádio , a partir das 18:00, estando essa apresentação a cargo de Margarida Calafate Ribeiro (investigadora do CES responsável por este projeto), numa sessão que contará com a presença de Luandino Vieira, além de Mónica Silva (investigadora do CES, coorganizadora da obra).

Durante os anos de cárcere, José Luandino Vieira coligiu um acervo de textos constituído por 17 cadernos. O processo de escrita destes Papéis tem como termos cronológicos e fronteiras espaciais a entrada no Pavilhão Prisional da PIDE em Luanda (1961) e a sua saída do Tarrafal (1972).

PUBLICIDADE

publicidade

Os Papéis de José Luandino Vieira são um sismógrafo excecional para mapear os espaços de detenção e confinamento construídos pelo colonialismo português, nos estertores da sua existência, perante a luta crescente dos movimentos de independência africanos em várias frentes: na clandestinidade, nas prisões, na guerrilha.

 

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com