Coimbra

Cerimónia separa ISEC do IPC

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 27-10-2015

Jorge Barbosa,  Presidente do Conselho Directivo do ISEC, já respondeu a Rui Antunes, Presidente do IPC,  que se recusou a a estar presente na Cerimónia de Abertura do Novo Ano Letivo e Inauguração de Laboratórios do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra.

PUBLICIDADE

Veja a troca de correspondência que está no centro da polémica entre o IPC e o ISEC:

A CARTA DE RUI ANTUNES;

PUBLICIDADE

Caros Colegas,

Escrevo este e-mail para vos informar que não irei participar no evento que irá ocorrer amanhã no ISEC designado de “Cerimónia de Abertura do Novo Ano Letivo e Inauguração de Laboratórios”.

PUBLICIDADE

publicidade

Em reuniões do Conselho de Gestão em que estiveram presentes todos os presidentes das escolas e institutos foi decidido que só haveria uma cerimónia de abertura de aulas no IPC e que iriamos realizar uma inauguração conjunta de todos os Laboratórios do Instituto de Investigação Aplicada (IIA) do IPC, com a presença de responsáveis da CCDRC, da FCT, do ministério e de outros laboratórios de investigação similares.

A existência de várias cerimónias de abertura de aulas numa mesma instituição e num mesmo ano letivo não é uma demonstração de maturidade institucional. Neste caso concreto há ainda que referir que a “abertura solene das aulas do IPC” foi realizada no passado dia 13, no auditório do ISEC!

Seria aceitável que o ISEC, à imagem do que outras escolas do IPC fizeram, organizasse uma “receção aos novos estudantes” e lhes apresentasse a escola, os cursos, as instalações e os projetos estratégicos mais relevantes. Não é, no entanto, admissível que faça uma “cerimónia de abertura do ano letivo”.

O Laboratório de Biomecânica (LBA) e o Laboratório de Computação de Elevado Desempenho (LaCED) são estruturas do Instituto de Investigação Aplicada (IIA) do IPC, sediadas no ISEC. A sua instalação foi feita com financiamento atribuído pela CCDRC no programa +Centro e na sequência de uma candidatura do IIA do IPC. No âmbito desta candidatura foram ainda instalados os Laboratórios SISUS, VALOREN (sediados na ESAC), LabinSaúde (sediado na ESTESC) e ROBOCORP (sediado na ESTESC, ESEC e ISEC). Não faz sentido que seja o ISEC a promover a inauguração  de dois laboratórios à revelia da decisão de fazer uma inauguração global de todos os laboratórios, como já referi antes.

Como presidente do IPC não posso aceitar participar num evento que contraria de forma clara consensos estabelecidos no Conselho de Gestão e que contribui para a divisão entre as escolas e docentes do IPC.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Antunes

A RESPOSTA DE JORGE BARBOSA:

Exmo. Sr. Presidente do IPC, Prof. Doutor Rui Antunes,

Relativamente ao seu mail acerca da cerimónia marcada para amanhã no ISEC cabe-me esclarecer que ela será feita na sequência de outras cerimónias que sempre se fizeram, dirigidas aos alunos, nos inícios dos anos lectivos anteriores. Nessa cerimónia, à semelhança das outras, será abordada a organização do ISEC, os seus órgãos de gestão, a organização a nível central e departamental, a organização de cursos e respectivos órgãos; os serviços de apoio social e médico que o IPC disponibiliza aos alunos e outras informações do seu interesse. Nesta perspectiva não pretendemos realizar uma abertura solene de aulas mas sim uma cerimónia onde, como sempre, diremos aos alunos “Sejam bem-vindos” e mostraremos o que temos para lhes oferecer. De igual modo, e por essa razão, não está nem nunca esteve prevista nenhuma aula magistral, uma característica de uma abertura solene de aulas, mas tão somente a apresentação de temas de interesse e de motivação para os alunos do ISEC.

Sobre os novos laboratórios, foi nossa intenção apresentar os equipamentos disponíveis nos laboratórios a toda a comunidade e em especial aos novos alunos para estes terem conhecimento da instituição onde se vieram integrar e das potencialidades que a mesma lhes pode oferecer. Esta perspectiva não pretende colidir com a inauguração oficial por parte do IPC destes e de outros equipamentos do ISEC e de outras unidades orgânicas. Lamentamos que a iniciativa possa ter suscitado alguma outra interpretação. A ideia da apresentação surge também do nosso entendimento de que, estando estes equipamentos já pratica ou totalmente operacionais, será útil desde já prestar essa informação às empresas e à comunidade científica do que podem vir a esperar que o ISEC lhes ofereça futuramente.

Pensando que, nas duas últimas oportunidades em que abordei este assunto com V. Exa., aquando do conselho consultivo do IPC e no dia da abertura solene de aulas do IPC, os pontos que referi nos parágrafos anteriores tinham ficado claros e que tinha sido esta a mensagem que lhe tinha passado, lamento poder não ter sido claro na contextualização que fiz deste assunto. Nunca foi intenção do ISEC sobrepor-se a nenhuma actividade do IPC mas tão somente contribuir para a divulgação e dinamização das instituições, ISEC, IPC e demais unidades orgânicas do IPC.

Venho pois, se me permite, reiterar o convite que lhe enderecei para participar na cerimónia de amanhã.

Com os melhores cumprimentos,

Jorge Barbosa

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE