Coimbra

Cerdeira poderá ter Forno sem Fumo. Quer ajudar?

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 11-08-2015

A Associação Cerdeira Art & Craft irá receber, entre os dias 13 e 27 de Agosto o mestre ceramista Japonês Sensei Masakazu Kusakabe, que viajará até à Serra da Lousã para dirigir a construção do primeiro Forno sem fumo (Sasunekei Smokeless Kiln) de Portugal.

PUBLICIDADE

Forno1

Este será o único forno do género no país e um equipamento fundamental à produção artística nacional na área da cerâmica.
Este forno não produz fumo e permite diminuir os tempos de cozedura, pelo que para além de dar vida a peças fantásticas e originais, evita a poluição do ambiente e o uso excessivo de lenha.

PUBLICIDADE

publicidade

A ideia surgiu a partir da sugestão do ceramista português Ricardo Lopes de dotar as instalações da Associação Cerdeira Art & Craft de um forno de cerâmica diferente e único no seu tipo, o SASUKENEI –  FORNO SEM FUMO, desenvolvido pelo mestre japonês Masakazu Kusakabe.

Esta técnica ancestral ganhou nos últimos anos uma importância cada vez maior para a cerâmica contemporânea, pela grande beleza dos objectos, pelos múltiplos efeitos e vidrados e pelo desafio de trabalhar com o fogo numa tecnologia tão antiga e tão complexa.

Existem alguns fornos deste género por este mundo fora, nomeadamente no Japão, na China, nos EUA, na Alemanha e na República Checa.

PUBLICIDADE

Com a construção deste forno a lenha, os ceramistas portugueses terão um equipamento disponível que lhes permitirá, com um consumo reduzido de lenha, realizar cozeduras em apenas 36 horas, conseguindo efeitos na cerâmica que por norma só são possíveis de atingir com tempos de cozedura de seis ou mais dias.

Cada cozedura num forno deste tipo é um evento que promove o trabalho em equipa e que junta mestres e aprendizes numa experiência sempre única.

No âmbito da responsabilidade social da Cerdeira Village Art&Craft, a Associação encontra-se a promover uma campanha de crowdfunding para financiamento do “Forno sem fumo”. Colabore com esta ação e torne-se padrinho ou madrinha de um dos 3 000 tijolos necessários.

Mais informações em: www.ppl.com.pt/prj/forno-sem-fumo

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE