Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Cerca de 1,2 milhões de portugueses com 65 ou mais anos vacinados contra a gripe

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 30-01-2018

Cerca de 1,2 milhões de portugueses com 65 ou mais anos já foram vacinados contra a gripe, segundo os dados do ‘Vacinómetro’, que monitoriza a vacinação contra esta doença.

PUBLICIDADE

gripe

Desde 01 de outubro foram vacinadas contra a gripe sazonal 61,2% das pessoas com 65 ou mais anos e precisamente metade dos indivíduos portadores de doença crónica.

PUBLICIDADE

publicidade

O Vacinómetro, que monitoriza em tempo real a taxa de cobertura da vacinação contra a gripe em grupos prioritários recomendados pela Direção-Geral da Saúde (DGS), registou ainda a vacinação de 54,8% dos profissionais de saúde com contacto direto com doentes.

Entre os portugueses com idades compreendidas entre os 60 e os 64 anos, 31,8% optaram por esta medida profilática.

PUBLICIDADE

Em relação aos motivos que levaram à vacinação, a maioria (50,8%) fê-lo por recomendação do médico, um quarto (25,6%) por iniciativa própria e 17,1% no contexto de uma iniciativa laboral.

Por saberem que fazem parte de um grupo de risco para a gripe vacinaram-se 5,2% dos vacinados e 0,8% por recomendação do farmacêutico.

A esmagadora maioria dos vacinados (91,6%) já tinha recebido a vacina em outras épocas gripais.

A vacinação contra a gripe é fortemente recomendada para pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, doentes crónicos e imunodeprimidos com seis ou mais meses de idade, grávidas e profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados (como lares de idosos).

Esta vacina é igualmente aconselhada a pessoas com idades entre os 60 e os 64 anos.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com