Centros de Saúde de Coimbra asseguram resposta assistencial na época festiva

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 21-12-2017

A Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) garante que os Centros de Saúde de Coimbra asseguram resposta assistencial na época festiva.

PUBLICIDADE

CENTRO DE SAÚDE

A ARSC, em articulação com o Agrupamento de Centros de Saúde Baixo Mondego, procedeu à reorganização dos horários para a época festiva que agora se avizinha para que a população do concelho de Coimbra possa, em caso de necessidade, aceder aos cuidados de saúde primários, evitando deslocações desnecessárias às urgências hospitalares.
Esta entidade informa que os centros de saúde de Eiras e Norton de Matos vão funcionar, respetivamente, na véspera e dia de Natal, para atendimento da população de Coimbra.

PUBLICIDADE

A 26 de dezembro, dia de tolerância de ponto para a função pública, todos os centros de saúde, em Coimbra – designadamente as unidades de saúde familiar (USF) e unidades de cuidados de saúde personalizados (UCSP) – vão estar abertos com uma equipa que assegurará o atendimento dos utentes.

No dia 24 de dezembro, no Centro de Saúde de Eiras, a assistência será prestada, a toda a população, pelas equipas das USF Topázio e Coimbra Norte, entre as 10h00 e as 14h00.

PUBLICIDADE

publicidade

No dia 25 de dezembro, no Centro de Saúde Norton de Matos, as USF Briosa, Pulsar e Norton de Matos e asseguram o atendimento a toda a população, no horário compreendido das 16h00 às 20h00.

No dia 26, todos os centros de saúde de Coimbra estarão a funcionar das 10h00 às 18h00.

A presidente da ARSC aconselha a que a população se dirija com confiança, aos centros de saúde, às USF, às UCSP, onde vão estar equipas de saúde, com médico, enfermeiro, administrativo, que estão preparadas para responder, com eficácia e eficiência, a situações não urgentes.

Rosa Reis Marques sublinha que “é de evitar, sempre que possível, idas ao hospital por situações que, geralmente, são resolvidas com maior comodidade e rapidez para os utentes nos cuidados de saúde primários”.

A abertura dos centros de saúde no período mencionado enquadra-se no âmbito das medidas preconizadas no Plano de Contingência para Temperaturas Extremas Adversas – Módulo Inverno , que, na região Centro, é coordenado pelo Departamento de Saúde Pública da ARSC, e está em consonância com os procedimentos adotados internamente pelas administrações dos hospitais no controle da situação resultante de um eventual aumento da procura dos serviços de urgência nesta altura.

Para além das mencionadas medidas em curso, a ARSC lembra, e recomenda, à população que, em caso de necessidade de orientação em matéria de saúde, aceda à linha SNS 24, através do número 808 24 24 24. A linha faz a triagem, aconselhamento e o encaminhamento para o serviço de saúde mais adequado às necessidades de cada situação.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE