Coimbra

Centros de investigação da Universidade recebem 60 jovens “cientistas” em estágios de verão

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 28-06-2019

A Universidade de Coimbra (UC) associa-se a mais uma edição do programa de estágios de verão “Ciência Viva no laboratório”, recebendo – entre julho e setembro – 60 jovens ‘cientistas’ nos seus centros de investigação.

PUBLICIDADE

Durante uma semana, estudantes do 9.º ao 12.º ano vão perceber, de forma gratuita, como é fazer parte de uma equipa de investigação científica.

PUBLICIDADE

publicidade

Centro de Ciências do Mar e Ambiente (MARE), Centro de Estudos Sociais, Centro de Investigação em Engenharia dos Processos Químicos e dos Produtos da Floresta, Centro de Química de Coimbra e Centro de Neurociências e Biologia Celular são os organismos da UC que vão receber os jovens, em iniciativas que vão de um bootcamp de recuperação de sapais no estuário do rio Mondego à realização de experiências relacionadas com o uso de nanopartículas em terapêuticas anti-cancerígenas. 

“Estes estágios são importantes para os jovens perceberem como é a dinâmica da investigação. Desmistificam, mostrando que a investigação científica pode ser para todos, e promovem a integração de novos investigadores na ciência”, explica a Vice-Reitora da UC para a Investigação e o 3.º Ciclo, Cláudia Cavadas.

PUBLICIDADE

O objetivo é alimentar a curiosidade científica dos ‘estagiários’ mostrando-lhes, durante uma semana, como é ser um cientista ‘de verdade’. “Para formar mais conhecimento temos de começar o mais cedo possível. Estes jovens vão fazer experiências, vão entrar em discussões, vão perceber como é todo o processo científico. E essa prática vai ser muito importante para os participantes e também para os colegas a quem poderão passar a mensagem”, acrescenta Cláudia Cavadas.

Os estágios de verão “Ciência Viva no laboratório”, promovidos em parceria com a agência Ciência Viva, arrancam na próxima segunda-feira, 1 de julho, no Laboratório MAREFOZ (polo do MARE, na Figueira da Foz). Com as atividades dos restantes centros de investigação a prolongarem-se pelo mês de julho ou de setembro, as inscrições continuam em aberto, na página da agência Ciência Viva.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE