Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

+ Centro?

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 06-12-2013

 O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Pedro Saraiva, disse hoje que o reforço da competitividade vai ser uma das prioridades da região no período de 2014 a 2020.

PUBLICIDADE

“A área da competitividade vai ser seguramente uma área ainda mais forte do que já foi no atual período de programação financeira”, declarou Pedro Saraiva à agência Lusa, em Coimbra.

O presidente da CCDRC falava à margem da iniciativa “Cultura ao Centro – Sessão Pública de apresentação de resultados Mais Centro 2013”, promovida pela Comissão Diretiva do Mais Centro, no Teatro da Cerca de São Bernardo.

PUBLICIDADE

publicidade

“Também os mecanismos de apoio à empregabilidade vão estar no topo das nossas prioridades”, adiantou, realçando , por outro lado, que “a parte que se prende com o desenvolvimento do capital humano é essencial para que tudo o resto possa acontecer”.

Por isso, “o combate ao insucesso escolar é uma das prioridades propostas em sede do Programa Operacional do Centro” para os próximos anos.

PUBLICIDADE

Pedro Saraiva disse que a Comissão de Coordenação Regional quer que o Centro “seja uma região inclusiva”, apoiando “as franjas da população que precisam de mais apoio em tempos difíceis como os que atravessamos” e esbatendo as assimetrias regionais, que, na sua opinião, deverão ser “convertidas mais numa virtude do que num problema”.

A regeneração urbana, a sustentabilidade dos equipamentos “e a sustentabilidade de uma forma geral” são outras das apostas na aplicação dos fundos comunitários até 2020.

Na sessão de abertura, o presidente da Câmara de Coimbra e da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), Manuel Machado, realçou o papel das autarquias face ao atual Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).

“O setor municipal, pela sua dinâmica e capacidade de adaptação a novas circunstâncias, foi capaz de superar, pela positiva, as expectativas, o que irá seguramente traduzir-se numa utilização dos fundos do QREN em montantes superiores ao perspetivado aquando das negociações para a contratualização”, disse.

No início da sessão, interveio também a diretora regional da Cultura, Celeste Amaro.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com