Coimbra

Centro vai ter Balcão Regional de Responsabilidade Social Científica

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 09-11-2016

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro promove amanhã, dia 10 de novembro, uma sessão de apresentação e lançamento do Balcão Regional de Responsabilidade Social Científica. 

PUBLICIDADE

iniciacao_cientifica

Esta sessão, que se realiza pelas 16:30, no auditório da CCDRC, conta com a presença da Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo, e da Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Ana Abrunhosa.

PUBLICIDADE

publicidade

A criação de um primeiro Balcão de Responsabilidade Social Científica, de natureza regional, inscreve-se no Programa de Responsabilidade Social promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que visa criar mecanismos de aproximação entre instituições, entidades e atores na produção e partilha do conhecimento, criando pontes entre a identificação e análise de necessidades/desafios económicos, sociais e culturais e as instituições de produção de conhecimento que podem contribuir para lhes dar resposta, de forma colaborativa e em contexto de inovação aberta.

A aproximação do conhecimento à sociedade e a criação de mecanismos que estimulem e realizem de forma efetiva a apropriação desse conhecimento constituem um eixo prioritário do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, refletido no desenvolvimento de um programa de responsabilidade social científica.

PUBLICIDADE

O Balcão de Responsabilidade Social Científica, gerido pela CCDRC, procurará promover e agilizar, na Região Centro, a articulação entre o Sistema Científico e Tecnológico e o tecido produtivo, social e cultural. 

Numa fase piloto, o Balcão  envolverá  as oito Comunidades Intermunicipais (CIM) e os 100 Municípios da Região Centro, pelo facto de terem uma grande proximidade à comunidade e às empresas locais. Para além de intensificar a articulação da administração local com o sistema científico e tecnológico, este balcão visa identificar e mapear boas práticas já implementadas com o objetivo de as partilhar e disseminar.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE