Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Saúde

Centro recupera atraso no diagnóstico de cancro da mama com nova unidade de rastreio

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 04-02-2022

 O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRCLPCC) inaugurou hoje uma nova unidade móvel de rastreio de cancro da mama destinada à região Centro, que se junta às oito unidades já existentes.

PUBLICIDADE

“Com o custo aproximado de 350 mil euros, este valor acresce aos anteriores 3,5 milhões de euros de investimento no diagnóstico precoce de cancro da mama na região Centro”, refere uma nota enviada à agência Lusa.

Segundo o comunicado, o NRCLPCC prossegue “a sua política de atualização tecnológica dos meios de diagnóstico do Programa de Rastreio de Cancro da Mama, atividade iniciada na década de 90 na região Centro”, através do investimento em unidades e equipamentos de mamografia de última geração.

PUBLICIDADE

publicidade

Os equipamentos mamográficos estão dotados de tecnologia mamográfica digital direta e preparados para a tomossíntese e foram adquiridos com receitas próprias proveniente de angariação de fundos.

Neste Dia Mundial do Cancro, a Liga Contra o Cancro traça um retrato preocupante da realidade oncológica em Portugal no contexto pandémico de covid-19, estimando que o cancro matou “30.168 pessoas em Portugal em 2020, número que tenderá a crescer nos próximos anos face aos atrasos do diagnóstico e tratamento”.

PUBLICIDADE

Nesse sentido, o presidente do NRCLPCC, Vítor Rodrigues, destacou que a nova unidade de rastreio “pretende reforçar a recuperação dos atrasos de diagnóstico decorrente do encerramento do rastreio durante três meses, em 2020, e de alguma dificuldade de normalização posterior”.

“Embora, neste momento, a atividade de rastreio de cancro da mama esteja normalizada, urge resolver os atrasos entretanto verificados no mais curto prazo de tempo”, sublinhou.

O núcleo regional referiu ainda que a incidência de cancro tende a aumentar em todo o mundo e a matar anualmente cerca de 10 milhões de pessoas, o equivalente à população de Portugal.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com