Região

Centro quer personalidades regionais a acompanhar execução do Plano de Recuperação e Resiliência 

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 28-05-2021

O Conselho Regional do Centro defendeu hoje que a execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) deve ser acompanhada por pessoas ligadas a cada uma das regiões (NUT II).

PUBLICIDADE

“Que se nomeie regionalmente, por cada NUT II, personalidades que acompanhem a execução regional do PRR em cada uma delas”, afirma em comunicado o presidente do Conselho Regional do Centro (CRC), o social-democrata João Paulo Fernandes.

Na sequência de uma reunião da sua Comissão Permanente, o CRC, com sede em Coimbra, “entendeu reiterar a sua posição relativamente ao Plano de Recuperação e Resiliência”, face à “necessidade de aproximar a respetiva gestão, execução e acompanhamento das NUT II”, como a região Centro.

PUBLICIDADE

“Que seja considerada a disponibilidade do CRC para, no seu âmbito, poderem ser recomendadas e ou escolhidas as personalidades que poderão fazer esse acompanhamento”, preconiza o órgão liderado pelo presidente da Câmara Municipal do Fundão, no distrito de Castelo Branco.

A proposta, segundo a nota, “seguramente aproximará o modelo de governança do PRR dos territórios, contribuirá para a mobilização dos agentes públicos e privados e permitirá, por certo, uma avaliação mais fina da evolução da execução do programa, que é tão relevante para a recuperação e transformação das regiões e de Portugal e se reveste de enorme complexidade e exigência temporal, técnica e financeira”.

PUBLICIDADE

publicidade

O Conselho Regional recorda que “esta posição, assim como o conjunto de outros considerandos sobre o PRR, já foi veiculada junto das diferentes instâncias do Governo e Presidência da República, aquando do processo de discussão pública”, em fevereiro.

“Coerente com a posição anteriormente veiculada”, o CRC insistiu hoje na proposta, “tendo em conta a recente nomeação dos membros da Comissão de Acompanhamento da execução do PRR personalidades de inegável mérito, todavia, sem relação que se conheça” com a NUT II, no caso da região Centro.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE