Centro de Portugal vai surpreender na Bolsa de Turismo de Lisboa

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 27-02-2018

O Centro de Portugal assume um lugar privilegiado na edição deste ano na Bolsa de Turismo de Lisboa – BTL’18, que se realiza na Feira Internacional de Lisboa, de 28 de fevereiro a 4 de março. A BTL distinguiu a região como Destino Nacional Convidado da mais importante feira de turismo do país, num sinal de apreço pela capacidade de renovação de um território tragicamente afetado no verão passado.

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Com esta escolha, o Centro de Portugal garante um lugar de destaque na BTL e não só. Pela cidade de Lisboa, no período que antecede a Feira, a região vai ter uma presença forte e muito visível, com campanhas de promoção.

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O privilégio de ser Destino Nacional Convidado concretiza-se num espaço de maior destaque para o Turismo Centro de Portugal (TCP) no espaço da BTL e num conjunto de iniciativas variadas, antes e durante a feira, destinadas a potenciar a notoriedade da região.

O stand do Centro de Portugal vai ocupar a mesma posição central a que já habituou os visitantes, à entrada do Pavilhão 1 (o pavilhão principal), mesmo ao lado do Turismo de Portugal.

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No entanto, por ser o Destino Convidado, a área do stand cresceu, de 648 m2 para 702 m2: mais 54 m2 do que em 2017. Um crescimento do espaço de exposição que acontece sem acréscimo financeiro para o TCP. De salientar, que a participação na feira será este ano gratuita para as empresas diretamente afetadas pelos incêndios de 2017, no que constitui um inestimável e solidário incentivo.

portugal dos pequenitos

No total, vão estar representadas 30 empresas e instituições do Centro de Portugal, além das oito Comunidades Intermunicipais (CIM) da região, a saber: Beira Baixa, Beiras e Serra da Estrela, Médio Tejo, Oeste, Região de Aveiro, Região de Coimbra, Região de Leiria e Viseu Dão Lafões.

O stand vai apelar às sensações dos visitantes, que poderão experimentar dois simuladores, um de surf e outro de bicicleta (neste, poderão percorrer virtualmente troços da ecopista do Dão), ou jogar minigolfe, entre outras atividades.

Haverá também um espaço dedicado aos Lugares Património Mundial no Centro (Mosteiros de Alcobaça e Batalha, Convento de Cristo em Tomar e Universidade e Alta de Coimbra) e será dado particular destaque à apresentação dos Produtos Turísticos Integrados (PTI) das Comunidades Intermunicipais que integram a região Centro de Portugal. Estes PTI, de âmbito nacional ou internacional, assumem um forte carácter de inovação, que será evidenciado.

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Continuando a apelar às sensações dos visitantes, ao longo dos cinco dias de feira haverá experiências e degustações enogastronómicas, em parceria com a Escola de Hotelaria de Coimbra e com a presença de chefes de cozinha da região.

Como é evidente, não faltarão os momentos de animação cultural e eventos institucionais, a cargo das Comunidades Intermunicipais.

Haverá lugar a importantes apresentações no stand do TCP. Nomeadamente, da Estratégia de Promoção da Região de Turismo EUROACE (Alentejo, Centro Portugal e Extremadura Espanhola), às 13h00 de 1 de março; ou do Festival Internacional de Filmes ART&TUR 2018 (que este ano vai ser realizado no Centro de Portugal, em Leiria), às 16h00 de 1 de março.

Pedro Machado, Presidente do Turismo do Centro

Pedro Machado, Presidente do Turismo do Centro

Pedro Machado  já destacou a importância desta distinção para o Turismo do Centro: “A presença na Bolsa de Turismo de Lisboa é muito importante para qualquer região e também para o Turismo Centro de Portugal. A BTL é a maior montra e o maior evento de promoção turística a nível nacional, enquanto feira”.

Uma presença tão importante na BTL vai ajudar à estratégia definida para a região. “Nós precisamos urgentemente de mudar a perceção, muito em particular no mercado interno, de que o destino Centro de Portugal foi todo atingido pelos incêndios e que não reúne condições para a fruição turística. A nossa grande prioridade está a ser trabalharmos para mudar essa perceção”.

Queremos aproveitar a mediatização que vai decorrer por ocasião da BTL para dizer ao mercado nacional que o Centro de Portugal foi atingido, mas continua com infraestruturas, com equipamento, com oferta e com produto que estão em perfeitas condições para que a região possa continuar a afirmar-se como um destino turístico”, explicou Pedro Machado.

A estratégia passa por mostrar que a região tem muito mais para oferecer do que apenas o produto natureza. “A oferta integrada do Centro de Portugal não se confina a um ou dois produtos turísticos. Tem verdadeiramente uma panóplia de produtos turísticos, que nos permite chegar a vários públicos e podermos trabalhar com vários mercados em simultâneo. Essa diferenciação é uma vantagem competitiva em relação a destinos mais massificados”, continuou.

Até porque o Centro de Portugal é uma marca que chega cada vez longe, graças à diversidade das suas experiências e produtos. “O ano de 2018, até por força daquilo que aconteceu em 2017, é uma grande oportunidade para que a nossa presença na BTL assente sobretudo em experiências e em produtos, lembra o líder da Turismo do Centro.

Pedro Machado afirma ainda que podemos ter a experiência do Património Cultural, como é o caso dos Lugares do Património Mundial no Centro, que lançámos recentemente. O Património da UNESCO é um capital da região Centro que é reconhecido mundialmente e que hoje apresenta um crescimento muito significativo. Podemos apostar em experiências, como os desportos de deslize, muito em particular o surf e o wakeboard, em que o Centro de Portugal assume hoje claramente um papel liderante na oferta do país.

Apostamos também em outro dos nossos produtos-âncora, o turismo de saúde e bem-estar e o turismo médico. Somos também um destino que faz uma ligação perfeita entre a serra e o mar, sem perder a sua identidade e que permite criar visitas turísticas para dois, três e mais dias. E apostamos, naturalmente, no Turismo Religioso, que tem uma tendência de crescimento sobretudo no caso da Ásia, em mercados como a Coreia do Sul, o Vietname, as Filipinas, Macau e China. Temos de aproveitar, dentro daquilo que é o espaço de intervenção da feira, essa dimensão que o Centro tem para a internacionalização. A Bolsa de Turismo de Lisboa representa uma oportunidade para tudo isto”, concluiu Pedro Machado.

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As iniciativas de promoção do Centro de Portugal, por parte da BTL, serão variadas e conjugam-se no pacote promocional Destino Convidado.

Desde logo, o logótipo do Turismo do Centro – Destino Nacional Convidado estará visível no website da BTL e será inserido nos materiais promocionais impressos (anúncios, mupis na cidade de Lisboa e guia do visitante), nos bilhetes e convites e na sinalética da feira.

O facto de ser Destino Nacional Convidado possibilitou ao Centro de Portugal ser destaque da revista Evasões na sua edição de 23 de fevereiro, em que será publicada uma extensa reportagem sobre a região.

O pacote promocional Destino Convidado prevê ainda a colocação de elementos promocionais identitários da Região Centro, em locais estratégicos de Lisboa. O destaque maior vai para o Campo Pequeno, onde será instalada uma tela de grandes dimensões (16×6 metros), alusiva à região, e uma réplica de um dinossauro, proveniente do Dino Parque da Lourinhã.

Serão também particularmente visíveis, em espaços nobres da capital, frases a apelar aos produtos-chave do Centro de Portugal: “Turismo do Centro te Neve”, “Turismo do Centro tem Ondas”, “Turismo do Centro tem Fé”, “Turismo do Centro tem Património”, “Turismo do Centro tem Natureza”, “Turismo do Centro tem Gastronomia e Vinhos”, “Turismo do Centro tem Termas”, “Turismo do Centro tem Aldeias”.

A distribuição de bilhetes de entrada para a feira, flyers promocionais e outro merchandising, e a emissão de spots no Canal Lisboa, são outras das iniciativas.

Paralelamente ao pacote promocional da BTL, e por iniciativa do TCP, a presença na feira ocupará espaços publicitários em dois dos sites e duas das revistas com mais audiência no país, entre outras ações de marketing digital.

A acrescentar a tudo isto, o TCP participará em múltiplas ações durante a feira. Logo no dia 28 de fevereiro, pelas 18h30, será assinado no stand da APAVT – Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo o protocolo “Turismo Centro de Portugal – Destino Convidado APAVT 2018”. Graças a esta distinção, o TCP terá também um espaço no stand da APAVT. Em data ainda a definir, será também assinado um Protocolo com IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional, que estabelece formas de colaboração entre as duas entidades, tendo como objetivos promover o desenvolvimento de melhores condições de empregabilidade e fomentar a formação na área do Turismo.

Em paralelo, será apresentada no stand da TAP a edição de março da revista Up Magazine, cujo tema é Aveiro.

Estão reunidas todas as condições para que a participação do Centro de Portugal na BTL 2018 seja a melhor de sempre, proporcionando momentos inolvidáveis aos visitantes.

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