Coimbra

Centro de Portugal vai ter portal que partilha “dados espaciais”

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 06-12-2019
 

A Região Centro vai ter uma plataforma eletrónica que pretende facilitar a partilha de informação espacial, respondendo às necessidades da administração pública, empresas, ensino, investigação e cidadãos em geral, anunciou hoje a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional.

PUBLICIDADE

Denominado Infraestrutura de Dados Espaciais da Região Centro de Portugal (IDECentro), o portal será apresentado publicamente na segunda-feira, em Coimbra.

Segundo a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), trata-se de “um sistema que reúne um conjunto de tecnologias, políticas, acordos institucionais e ferramentas que, proporcionando níveis de interoperabilidade elevados, facilitam a exploração, a partilha e o acesso a informação de natureza espacial entre diversas entidades produtoras e utilizadoras de dados”.

PUBLICIDADE

publicidade

Este portal, “para além de agregar diversas plataformas de informação geográfica da Região Centro”, também “apresenta um catálogo de informação espacial sobre temas muito diversos como ambiente, ordenamento, território, economia, bem como um conjunto de indicadores territoriais”, acrescenta.

A CCDRC explica que “a informação espacial e alfanumérica reunida neste sistema pode ser consultada num visualizador de informação geográfica desenvolvido para o efeito”.

PUBLICIDADE

A apresentação do IDECentro acontecerá na sessão pública de divulgação das novas normas e especificações técnicas para a cartografia topográfica vetorial e de imagem e sobre o novo regime jurídico da cartografia, promovida pela Direção-Geral do Território e pela CCDRC, em articulação com a Associação Nacional de Municípios Portugueses.

O portal ficará disponível em http://idecentro.ccdrc.pt/.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE