Notícias do Centro

Centro de Portugal conquista duas das Novas 7 Maravilhas do País

Notícias de Coimbra | 3 semanas atrás em 13-09-2026

Castelo de Leiria e a Sé de Lisboa estão entre as Novas 7 Maravilhas de Portugal, saídos da votação final realizada esta noite e que escolheu ainda outras cinco “maravilhas”.

PUBLICIDADE

Da lista fazem também parte as ruínas romanas de São Cucufate, em Vila de Frades, Vidigueira (na categoria História), o Aqueduto da Usseira, em Óbidos (Grandes Obras), os Mercados de Olhão (Arquitetura Moderna) , a “Tiago Cabaço Winery”, uma adega e produtora de vinhos em Estremoz (Arquitetura Contemporânea) e, na categoria Turismo, o Jardim do Paço Episcopal de Castelo Branco.

PUBLICIDADE

Até à gala desta noite estavam em competição 21 finalistas nacionais, três por cada categoria.

O tema das Novas 7 Maravilhas de Portugal era o património construído histórico e contemporâneo.

A edição deste ano marcou o regresso do concurso, quase 20 anos depois da primeira iniciativa, a 07 de julho de 2007, visando valorizar o património construído e mobilizar os portugueses em torno da identidade cultural e histórica.

Além das categorias História, Grandes Obras, Arquitetura do século XX, Arquitetura do século XXI e Turismo estavam ainda as categorias Castelos e Religião.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE