Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Centro de Interpretação da Serra da Estrela promove percurso pedestre na “Aldeia Natal”  

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 17-12-2018

O CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela associa-se uma vez mais ao evento “Cabeça, Aldeia Natal”, promovendo, no dia 27 de dezembro, um percurso interpretativo pela Rota dos Socalcos, da rede de Caminhos das Aldeias de Montanha.

PUBLICIDADE

Este Caminho de Montanha desenvolve-se na envolvente da pitoresca Aldeia de Montanha de Cabeça, no concelho de Seia, que por estes dias se veste de Natal, constituindo uma excelente oportunidade para desfrutar da natureza e das tradições mais típicas desta aldeia serrana.

PUBLICIDADE

publicidade

O percurso proposto é de pequena rota circular, apresenta um grau de dificuldade baixo e inicia-se e termina em Cabeça. No trajeto de 2 850 metros percorrem-se áreas de socalcos e nas margens da ribeira sobressaem bosquetes de azereiros e azevinhos, testemunhos da vegetação natural do vale em épocas anteriores ao último período glaciário.

Parte da rota insere-se na área de estudo do projeto “Preservação das Relíquias da Laurissilva Continental” (LIFE-Relict) que, nesta região, tem como principal objetivo a preservação das comunidades de azereiro aqui existentes.

PUBLICIDADE

Na aldeia há a destacar o casario tradicional, um dos melhores exemplos de uma povoação de traça típica em xisto, na serra da Estrela. A singularidade da aldeia eleva-se em dezembro, altura em que as ruas ganham outra vida e se transformam numa verdadeira Aldeia Natal, ostentando uma decoração ecológica, simples e muito criativa.

Os interessados em participar podem fazer a inscrição on-line (em www.cise.pt), ou contactando diretamente o CISE pelo telefone 238 320 300 ou através do correio eletrónico cise@cise.pt. A participação na atividade está limitada a 15 participantes e tem um custo simbólico de 5€, valor associado ao seguro.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com