Coimbra

Centro de Estudos de Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade obteve a classificação de Muito Bom

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 02-07-2019

O CERNAS – Centro de Estudos de Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade, sedeado na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC), instituição do ensino superior onde se concentra a maior percentagem dos seus investigadores, obteve a classificação de Muito Bom pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

PUBLICIDADE

Estruturado em três polos territoriais: Castelo Branco (Escola Superior Agrária), Coimbra (Escola Superior  Agrária) e Viseu (Escola Superior Agrária e Escola Superior de Tecnologia e Gestão), o CERNAS é o único  centro de investigação que atua nas áreas estratégicas da agricultura, floresta e desenvolvimento rural  na região Centro do país e encontra-se entre os sete Centros de Investigação pertencentes a Institutos  Politécnicos que foram avaliados como Muito Bons ou Excelentes.

Segundo António Dinis Ferreira, Coordenador do CERNAS e docente da ESAC, a avaliação obtida “cria as condições, não só para fazer um melhor trabalho, como também para ajudar mais a região numa área que é fundamental para o seu desenvolvimento”, entre outros aspetos, no que toca à diminuição dos riscos naturais e à valorização da área rural da região centro e dos seus produtos endógenos.

PUBLICIDADE

publicidade

De momento, o CERNAS integra dois projetos europeus no âmbito dos programas LIFE e INTERREG POCTEP, liderando o projeto LifePAYT – Tool to Reduce Waste in South Europe, e está envolvido em cinco  projetos integrados no programa Horizonte 2020, assumindo igualmente a liderança do projeto  URBANGAIA – Managing urban biodiversity and green infrastructure to increase city resilience.

Ao todo,  estes projetos representam um financiamento de cerca de 1 milhão e 350 mil euros. Ao nível nacional, o  CERNAS está envolvido num total de 25 projetos de investigação, cujas verbas rondam os 2,5 milhões de  euros. É líder em nove destes projetos e nos restantes dezasseis participa na qualidade de copromotor. São ainda dois os projetos ao abrigo do Programa Erasmus+ nos quais colabora.

PUBLICIDADE

De salientar que, além do aumento de financiamento deste Centro de Investigação, a avaliação
obtida abre a possibilidade do IPC ministrar, individualmente ou em cooperação com outras
instituições de ensino superior, cursos ao nível do Doutoramento.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE