Coimbra

Centro de Artes Visuais no Pátio da Inquisição apresenta duas novas exposições

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 18-05-2021

No dia 15 de maio abriram ao público, no Centro de Artes Visuais (CAV) no Pátio da Inquisição, em Coimbra, duas novas exposições do ciclo “Museu das Obsessões”, concebido e programado para o CAV por Ana Anacleto, por um período de dois anos. “No More Racing in Circles – Just Pacing Within Lines of a Rectangle” de Tris Vonna-Michell e “A Temperança e o Louco” de Catarina de Oliveira dão continuidade ao ciclo iniciado em fevereiro de 2020 e procuram aprofundar as premissas da proposta conceptual definida pela curadora.

PUBLICIDADE

O ciclo de exposições “Museu das Obsessões”, assente numa ideia de liberdade e de transversalidade, recupera um conceito criado por Harald Szeemann, no início dos anos 70, que pretendia albergar todo o tipo de iniciativas decorrentes das práticas artísticas suas contemporâneas, explorando de forma livre (fora dos constrangimentos institucionais) todas as suas possibilidades de apresentação.

Assinalando o carácter de especialidade do Centro de Artes Visuais, enquanto espaço de apresentação, estudo e reflexão sobre as práticas artísticas ligadas ao uso e à criação da imagem (e particularmente da fotografia), e valorizando grandemente a relação histórica que tem com os Encontros de Fotografia, o ciclo pretende recriar um espírito de liberdade, promovendo o cruzamento entre as várias áreas disciplinares, dedicando especial atenção aos artistas cuja prática se afirma numa relação decorrente das questões da imagem mas cuja atividade se localiza num território de fronteira, com manifestações formais e conceptuais que vão para além das tipologias disciplinares (fotografia, vídeo, escultura, pintura, performance, etc).

PUBLICIDADE

O ciclo de exposições “Museu das Obsessões” apresenta oito exposições subordinadas ao tema do Espectro e oito exposições subordinadas ao tema da Vertigem. Temas comuns à história da imagem, à história da produção fotográfica, ao pensamento imagético e ao próprio ato criativo.

Na sala principal do CAV é apresentada uma exposição, com um carácter antológico, que reúne um conjunto significativo de obras concebidas e apresentadas em diferentes contextos pelo artista Tris Vonna-Michell, entre 2013 e 2021, e pela primeira vez reunidas numa relação direta e dialogante entre si e com o espaço arquitetónico.

PUBLICIDADE

publicidade

Na sala Project Room (espaço vocacionado para projetos especiais com um carácter mais experimental) é apresentada uma instalação de Catarina de Oliveira, especialmente concebida para este contexto.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE