Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Centro de artesanato de Coimbra dá formação a técnicos de museus portugueses

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 19-03-2018

O Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património (CEARTE) assinou hoje um protocolo com a Direção Geral do Património Cultural (DGPC) para desenvolver ações de formação dirigidas aos técnicos de museus nacionais.

PUBLICIDADE

cearte

O protocolo, assinado hoje na sede do CEARTE, em Coimbra, prevê ações de formação para os próximos três anos em vários pontos do país, “incluindo Lisboa, Évora, Alcobaça, Batalha, Tomar, Viseu e Coimbra”, sendo dirigidas aos mais de 800 trabalhadores da DGPC e dos museus nacionais que estão a seu cargo, explica uma nota do centro de formação, distribuída hoje na cerimónia.

PUBLICIDADE

publicidade

Nas ações de formação vão ser contempladas diversas áreas, tais como o atendimento, línguas, higiene e segurança no trabalho, conservação e restauro e tecnologias de informação.

Segundo o presidente do conselho de administração do CEARTE, Paulo Teles Marques, o protocolo pretende “cumprir o objetivo de melhorar e reforçar a competência técnica de todos os trabalhadores” associados à DGPC.

PUBLICIDADE

Para o subdiretor da DGPC, Filipe Silva, uma das apostas com este protocolo é o reforço da formação em línguas estrangeiras – face ao incremento do turismo no país -, tendo como enfoque o francês, visto serem os turistas “em maior número” nos monumentos e museus nacionais.

Por agora, estão já previstas sete ações de formação, duas delas direcionadas para a “gestão e atendimento de lojas”, referiu, sublinhando a importância do ‘merchandising’ como fonte de receita dos museus nacionais.

Para além das ações de formação, o protocolo prevê ainda a atualização e certificação de competências dos trabalhadores da DGPC.

O documento assinado entre as duas entidades vigora durante três anos, sendo renovável por igual período.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com