Coimbra

Centro aprova 25 milhões de euros em projetos de ciência

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 07-03-2017

O Programa Operacional Regional do Centro – Centro 2020 – aprovou um conjunto de 21 projetos na área da ciência, que totalizam um valor de fundos europeus de 25 milhões de euros.

PUBLICIDADE

De acordo com Ana Abrunhosa, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), «estes projetos visam sobretudo criar emprego científico nas unidades de investigação da região, o que é absolutamente vital para o rejuvenescimento do corpo de investigadores e para a entrada de novos talentos. A melhoria das condições de investigação é outro dos objetivos, com apoios para aquisição de equipamentos essenciais para o desenvolvimento de projetos de investigação. Também a construção e o reforço de redes internacionais é outro dos objetivos destes apoios».

Um primeiro grupo de projetos, com um apoio de fundos europeus de cerca de 18.5 milhões de euros, abrange um total de 14 programas integrados de ciência e tecnologia, liderados pelas três universidades públicas da região, e com os quais se pretende estimular a criação e/ou consolidação de conhecimentos e competências em domínios científicos diversificados. O apoio concedido visa, fundamentalmente, apoiar a contratação de recursos humanos qualificados pelas entidades referidas, desde bolseiros a investigadores doutorados, para atividades e projetos de investigação em áreas científicas de reconhecida apetência regional e institucional, com destaque para a saúde, tenologias de informação e comunicação, energia e materiais avançados.

PUBLICIDADE

publicidade

Unidade: Milhões de euros

Beneficiário Nº de Projetos Aprovados Investimento Total Aprovado FEDER Aprovado
Universidade de Coimbra 6 10.3 8.8
Universidade de Aveiro 6 7.6 6.4
Universidade da Beira Interior 2 2.6 2.2
Instituto Politécnico de Leiria Enquanto copromotor de 2 projetos liderados pela UA e pela UC 1.5 1.1
Total 14 22.0 18.

Com um apoio Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) de 6.5 milhões de euros, o programa Centro 2020 aprovou um segundo grupo de projetos, focado na capacitação técnico-científica de sete infraestruturas científicas da região, previamente reconhecidas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e inseridas no Roteiro Nacional de Infraestruturas Cientificas de Interesse Estratégico. O apoio aprovado, maioritariamente centrado na qualificação de equipamentos para fins científicos, visa assegurar a prestação de serviços de qualidade à comunidade científica, educacional e empresarial e reforçar a presença internacional destas infraestruturas, em particular pela sua integração em redes internacionais de investigação e desenvolvimento científico.

PUBLICIDADE

Unidade: Milhões de Euros

Designação da Infraestrutura / Promotor Investimento Total Aprovado FEDER Aprovado
TEMA – Centro de Tecnologia Mecânica e Automação / Universidade de Aveiro 1.2 1.0
BIN – Infraestrutura Central da Rede Nacional de Imagiologia Funcional Cerebral / Universidade de Coimbra 1.5 1.3
UC-LCA – Laboratório de Computação Avançada / Universidade de Coimbra 1.4 1.2
LLPT – LaserLab Portugal / Instituto Superior Técnico 0,9 0,7
PAMI – Iniciativa Portuguesa em Fabricação Aditiva / Instituto Politécnico de Leiria 0,8 0,7
ORCIP – Infraestrutura de Convergência Ótica-Rádio para Comunicações e Distribuição de Potência / Instituto de Telecomunicações 1.5 1.2
ViraVector – Unidade de Produção de Vectores Virais para Transformação de Genes / Universidade de Coimbra 0,5 0,4
Total 7.8 6.5

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE