Coimbra

Centro Académico Clínico de Coimbra inaugura Biobanco no CHUC

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 15-09-2022

Na próxima segunda-feira, dia 19 de setembro, pelas 12 horas, será inaugurado o Biobanco do Centro Académico Clínico de Coimbra (CACC), consórcio constituído pelo Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e pela Universidade de Coimbra (UC), com o objetivo de dotar estas instituições de uma estrutura que permita coletar e armazenar coleções de amostras biológicas com elevado padrão de qualidade, devidamente anonimizadas, de forma a poderem vir a ser disponibilizadas para fins de investigação científica, à comunidade científica local, nacional e internacional. 

PUBLICIDADE

Num futuro próximo, o Biobanco do CACC terá ainda a capacidade de proceder à caracterização celular e molecular das amostras, tornando estas coleções ainda mais atrativas para a comunidade científica e reforçando ainda mais a investigação clínica e translacional, de elevada qualidade, em associação com a formação superior e a prestação de cuidados de saúde de excelência.

O Biobanco está localizado num dos edifícios de Celas do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, estando dotado de uma área aproximada de 160 m2, e integrado na Unidade de Inovação e Desenvolvimento do CHUC. A atividade do Biobanco está aprovada pela Comissão de Ética do CHUC, cumprindo todas as normas éticas e de proteção de dados.

PUBLICIDADE

“A existência de um Biobanco em Coimbra é uma necessidade premente para o futuro da investigação biomédica. É por isso com grande satisfação que vemos o CACC a materializar atividades conjuntas entre a UC e o CHUC em benefício da cidade e da região”, afirma o Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão.

O Biobanco do CACC dispôs de um financiamento de cerca de 500 mil euros, através da reprogramação de um projeto da Universidade de Coimbra (85% FEDER via PO Centro 2020 e 15% via financiamento próprio da UC), tendo sido a reabilitação do seu espaço físico financiada pelo CHUC.

PUBLICIDADE

publicidade

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE