Cidade

Cena Romana na Casa da Escrita. Com banquete e conferência!

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 23-04-2015

O ciclo que alia figuras das artes e letras à gastronomia de época – “Sabores da Escrita” – continua dia 24 de abril (sexta-feira), na Casa da Escrita, com uma sessão dedicada a Caio Sévio Lupo e cabe a Carmen Soares, coordenadora do mestrado em “Alimentação: Fontes, Cultura e Sociedade”, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, proferir uma conferência, às 20:00, sob o tema “Sabores romanos à mesa de Æminium”. 

PUBLICIDADE

Após a conferência, cuja entrada é livre, servir-se-á uma “cena romana”, às 20:30, na Sala de Jantar da Casa da Escrita, intercalada com a animação assegurada pelo FESTEA – Tema Clássico (Museu de Conímbriga) e pelo Grupo de Teatro Thíasos, que incluirá recitação e canto de poemas de autores latinos, breves representações dramáticas e momentos de dança.

A ceia, na qual os participantes poderão trajar à época (fatos facultados pelo Museu de Conímbriga e pela Companhia Viv’Arte) é constituída por iguarias que permitem percorrer as rotas dos sabores e saberes que os textos de outros tempos nos oferecem, num longo percurso pela literatura, pela arquitectura, pela cultura e pela história da gastronomia portuguesa.

PUBLICIDADE

publicidade

A participação na ceia romana requer inscrição prévia, presencialmente, na Casa Municipal da Cultura, à Rua Pedro Monteiro (informações através do telefone 239 702 630), com o custo de 15,00€/pessoa, e de 7,50€ para crianças dos seis aos doze anos; é de acesso gratuito a crianças até aos cinco anos de idade. O pagamento será feito no ato da inscrição, e a sala de jantar tem uma lotação máxima de 40 lugares. 

“Sabores da Escrita” evidenciará, ainda, Padre António Vieira (por José Pedro Paiva, Diretor da FLUC, dia 29 de maio) e Miguel Torga (autor que encerrará a iniciativa, que irá decorrer, excecionalmente, na Casa-Museu Miguel Torga, dia 26 de junho, no âmbito da evocação dos 20 Anos do desaparecimento do médico/escritor).

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE