Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

CEARTE organiza seminário internacional sobre Design e Artesanato

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 08-03-2018

 

PUBLICIDADE

No próximo dia 13 de março, o Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património (CEARTE) e o Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro organizam o colóquio “design + artesanato em português”, com curadoria de Cláudia Albino e colaboração de Adélia Borges, que terá lugar no Museu de Arte Popular, em Lisboa.

Foto - NI - CEARTE 06_2018 - CEARTE organiza seminário internacional sobre Design e Artesanato

PUBLICIDADE

publicidade

Esta é uma iniciativa pioneira em Portugal, que envolve participantes de vários países de língua portuguesa, como Brasil, Cabo Verde e Moçambique, e que tem como objetivo propiciar a troca de conhecimentos e de experiências entre designers, artesãos e gestores de programas de artesanato em países de língua portuguesa, e criar novas formas de incentivar e de viabilizar a continuidade dos projetos colaborativos de design e artesanato nesses mesmos territórios.

O local de realização do evento – o Museu de Arte Popular – vem reforçar a importância deste seminário no Ano Europeu do Património, abrindo as suas portas à celebração do valor e da diversidade do Artesanato enquanto Património Imaterial, com o objetivo de valorizar, garantir e afirmar a sua importância nos países de língua oficial portuguesa.

PUBLICIDADE

O programa do evento inicia com as boas-vindas do diretor do Museu de Arte Popular, Paulo Costa, e com as intervenções do presidente do Conselho de Administração do CEARTE, Paulo Teles Marques, e de Adélia Borges e Cláudia Albino, professoras do curso de Design da Universidade de Aveiro.

Seguem-se as apresentações pelas instituições impulsionadoras dos projetos, nomeadamente, o Centro Nacional de Artesanato e Design (Cabo Verde), a Fundação Aga Khan (Portugal) e o CEARTE.

Foto 2 - NI - CEARTE 06_2018 - CEARTE organiza seminário internacional sobre Design e Artesanato

Focado na criação de sinergias entre os agentes que congregam as duas áreas, o seminário prevê momentos de partilha de experiências de artesãos (Alberto Azevedo – Projeto A2, Alexandra Guerreiro e Carina Trigueiro – Projeto S.Tile, Henriqueta Félix – Capuchinhas do Montemuro) bem como de designers portugueses e brasileiros (Helena Cardoso, Heloisa Crocco, João Nunes e Maria Ana Botelho Neves, Álbio Nascimento e Kathy Sterzig, Susana António, Bete Paes).

Haverá ainda lugar a comunicações livres, sendo o último painel dedicado ao “olhar dos investigadores”, que contará com a participação de especialistas portugueses e brasileiras, como José Alberto Nemer, Carla Paoliello, Rui Roda, Lia Krucken, entre outros.

A participação no seminário é gratuita, embora sujeita a inscrição em www.cearte.pt, ou através do telefone 239 497 200.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com