Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Cidade

CEARTE executa Prémio para Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 04-12-2015

Integrado na Comemoração Nacional do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que contou com a presença de Maria Cavaco Silva e da nova Secretaria de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes, naquela que foi a sua primeira presença num ato público, o INR – Instituto Nacional para a Reabilitação distinguiu pessoas e entidades que desenvolveram ações/iniciativas/projetos relevantes para a sociedade na linha da promoção do estudo e da investigação sobre os fenómenos da deficiência, reabilitação e participação social das pessoas com deficiência.

PUBLICIDADE

c

Um dos prémios atribuídos foi o Prémio de Inovação Tecnológica Engenheiro Jaime Filipe que visa sensibilizar a sociedade e os sectores nacionais do design, da indústria e da economia, para a prevenção da incapacidade e para a conceção, produção e comercialização de produtos, equipamentos e tecnologias que assegurem a funcionalidade, a inclusão e a participação das pessoas com deficiência e sejam garante de maior qualidade de vida.

PUBLICIDADE

publicidade

O prémio foi ganho por Maria Manuel Martins, da Universidade de Braga, que desenvolveu um andarilho motorizado e inteligente destinado a facilitar a locomoção das pessoas com deficiência motora, e que, pelos resultados já medidos, aumenta e facilita a mesma em cerca de 60%.

Para este prémio o INR selecionou o CEARTE para desenvolver e executar uma peça de prestígio que foi entregue à vencedora, tendo sido destacado por esta e por todos os presentes as excelência da peça.

A peça foi desenvolvida e executada nas oficinas do CEARTE com uma forte componente artesanal constituída por um conjunto de peça cerâmica em grés com uma base em madeira, relacionando tradição com inovação, saber-fazer artesanal com design e contemporaneidade. Foi ainda embalada em caixa produzida artesanalmente nas oficinas do Centro.

PUBLICIDADE

O Diretor do CEARTE entregou juntamente com Maria Cavaco Silva, o prémio à vencedora, tendo referido ser com particular interesse que o Centro se associa a este momento uma vez que também o CEARTE tem uma atividade relevante dirigida a grupos especialmente vulnerável.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com