Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

CEARTE é Pólo de Desenvolvimento de Alvaiázere

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 03-04-2019

Decorreu, no dia 1 de abril, a cerimónia de entrega de certificados aos formandos que concluíram os cursos de Modelista de Vestuário e de Licença de Condução de Tratores, no Pólo de Formação do Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património (CEARTE), em Cabaços, no concelho de Alvaiázere.

PUBLICIDADE

O curso de Modelista de Vestuário permitiu às 17 mulheres participantes adquirir a equivalência ao 12º ano e uma qualificação profissional de nível IV. Já o curso de Licença de Condução de Tratores Agrícolas, conferiu a titularidade da carta de condução de veículos agrícolas de categoria II e III a 21 formandos agricultores e outros profissionais.

PUBLICIDADE

publicidade

Paralelamente, decorreu o Workshop “Têxteis artesanais e emprego no feminino, um olhar sobre a natureza transformada em arte”, orientado pela designer Paula Caria, dirigido a formandos, costureiras e pequenas empresas da região, que encheram a sala.

Neste dia, houve ainda lugar a uma visita guiada à exposição têxtil “O amor é azul”: uma coleção de 13 coordenados desenvolvidos pelas formandas do curso de Modelista de Vestuário, apresentada no XVI Concurso Internacional de Criadores de Moda da Gala “Namorar Portugal”, no passado dia 14 de fevereiro, em Vila Verde.

PUBLICIDADE

A coleção, que pode ser apreciada até dia 6 de abril, de segunda a sexta, das 9h00 às 17h00, e aos sábados, das 9h00 às 13h00, na Biblioteca Municipal de Alvaiázere, contou com a supervisão de Esperança Santos (Formadora de Têxteis) e de Vânia João (Designer). O objetivo deste projeto consistiu no desenvolvimento da criatividade dos formandos a partir de uma das produções artesanais mais representativas e conceituadas em Portugal – os Lenços de Namorados.

Ana Rita Carvalho, Anabela Santos, Benilde Rodrigues, Carla Jerónimo, Cláudia Lourenço, Elisabete Correia, Elisabete Ferreira, Maria de Fátima Marques, Maria Elisabete Gomes, Maria Isabel Maia, Maria Isabel Martins, Maria Manuela de Oliveira e Rosa Maria Ferreira, foram as “guias-intérpretes” desta visita, onde puderam explicar a inspiração e o conceito que as levou a criar as suas peças.

A cerimónia contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Alvaiázere, Célia Alves, da Vereadora da Cultura, Sílvia Lopes, da Presidente da Junta de Freguesia de Pussos São Pedro, Maria Clara Pacheco, e do Presidente do Conselho de Administração do CEARTE, Paulo Teles Marques.

Para Célia Marques, o trabalho do CEARTE tem sido “fantástico e de grande importância na qualificação de profissionais nas mais diversas áreas, na certificação escolar e profissional dos trabalhadores de entidades públicas e privadas”, sublinhando ainda “a qualidade da formação ministrada, bem patente nesta exposição, nos prémios obtidos a nível nacional e, sobretudo, na disponibilidade para apoiar as pessoas e as instituições do concelho de Alvaiázere”. O Pólo de Cabaços do CEARTE “é uma grande mais-valia para o concelho e para a região”, rematou a autarca.

O CEARTE tem, este ano, diversos cursos disponíveis no Pólo de Cabaços e em toda a região Centro, cuja oferta pode ser consultada em detalhe em www.cearte.pt

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com