Coimbra

CEARTE assinala Dia Mundial do Artesão

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 18-03-2019

No dia 19 de março, comemora-se o Dia Mundial do Artesão em vários países, incluindo Portugal. A efeméride tem a sua origem na celebração do Dia de São José, padroeiro dos artesãos, e que se assinala também no dia 19.

PUBLICIDADE

Por todo o país, irão decorrer diversos eventos relacionados com o Artesanato e os Artesãos. Destacam-se dois – um em Barcelos e outro em Tondela – nos quais o Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património (CEARTE) irá participar.

PUBLICIDADE

publicidade

Em Barcelos, terá lugar a conferência “Novos Caminhos e Desafios para as Artes Tradicionais”, organizada pelo Município de Barcelos, no Auditório da Biblioteca Municipal. Esta conferência será uma oportunidade de partilha de informação relevante sobre a atividade artesanal e sobre novas dinâmicas e potencialidades para o setor artesanal ao nível da internacionalização e do turismo. De referir que Barcelos é a única cidade portuguesa que integra a Rede de Cidades Criativas da UNESCO na área do Artesanato e Artes Populares, e das poucas no mundo que aposta neste setor, nas suas produções e nos seus artesãos como estratégia de promoção e valorização territorial.

Já em Tondela, as comemorações começaram logo no dia 15, com debates sobre “Relação Designer/Artesão”, “O uso das técnicas tradicionais para criar produtos inovadores” ou “O Burel reinventado”, numa iniciativa em que foi possível ainda ouvir o testemunho de alguns artesãos de sucesso.
As comemorações do Dia Mundial do Artesão incluem ainda vários workshops, dedicados ao burel, às artes decorativas e à loiça preta, e a Exposição Coletiva de Artesanato do Concelho de Tondela, patente no Mercado Velho de Tondela, até 29 de março, e que inclui a participação de 12 expositores.

PUBLICIDADE

Nesta mostra estão patentes trabalhos de artesãos que se dedicam à cestaria, ao barro preto de Molelos, à talha, à tanoaria, à funilaria, ao linho, entre outros.

O artesanato é património e herança cultural do “saber-fazer” português. Transporta consigo a identidade e cultura de um povo, contribuindo para a coesão social e para o desenvolvimento económico do país.

Se há trinta anos, o estereótipo do artesão em Portugal poderia ser genericamente caracterizada como um “indivíduo de idade avançada e com baixas habilitações literárias”, hoje em dia, podemos reconhecer o artesão como um profissional cujo perfil etário e habilitacional se assemelha a qualquer indivíduo que integra a população ativa portuguesa, graças ao esforço investido na organização e regulação do setor, da formação de novos profissionais e renovação geracional, do apoio às atividades artesanais e à sua integração nas dinâmicas de valorização dos territórios.

Os dados estatísticos abaixo comprovam estas mudanças e, em particular, o papel do CEARTE na afirmação do setor do Artesanato em Portugal:

 

Parâmetros Década de 80 2019
Habilitações Metade dos artesãos portugueses tinha o 4º ano de escolaridade ou menos; só 2% tinham o 11º ano ou mais. 1% tem o 4º ano, tendo 27% o ensino secundário e 22% formação superior
Idade 26% tinham mais de 65 anos e só 16% menos que 35 anos 70% têm menos que 50 anos
Tipo de Artesanato Artesanato tradicional sem inovação Artesanato com design sofisticado, criativo e apelativo
Apoios Não existiam. Apoio técnico, apoio à inovação e ao empreendedorismo
Certificação Não existia. Cerca de 500 Unidades Produtivas Artesanais com o selo Portugal Sou Eu;

11 produções artesanais certificadas, 3 com caderno de especificações aprovados e 7 em fase de aprovação

Formação Não existia. Formação de qualidade em todo o país

 

O reconhecimento dos artesãos é feito através do Estatuto do Artesão consubstanciado na Carta de Artesão e na Carta de Unidade Produtiva Artesanal (UPA), um instrumento jurídico de base que enquadra, define e regula o conjunto de atividades económicas associadas às Artes e Ofícios, contribuindo para a dignificação do sector e seus profissionais cuja competência de atribuição é do IEFP, IP que, por sua vez, delegou no CEARTE a tramitação de todo o processo.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE