CDU realça o seu trabalho no Canil de Coimbra

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 19-09-2017

O candidato da CDU Coimbra e vereador Francisco Queirós destacou hoje a política “completamente diferente” aplicada ao canil e gatil municipal no atual mandato, em resultado da competência que lhe foi atribuída pelo executivo socialista.

PUBLICIDADE

Cães-e-gatos-vão-ganhar-hospital-em-São-Paulo-Imagem-Como-Cães-e-Gatos

Francisco Queirós, que hoje visitou as instalações do Centro de Proteção Animal de Coimbra, sublinhou a abertura daquele serviço à comunidade, nomeadamente através do programa “Os Gatos Vão à Escola”, que passa pela adoção daqueles animais por estabelecimentos de ensino.

PUBLICIDADE

Frisou, a esse propósito, o relato dos pais de crianças de uma das escolas aderentes “que relataram que os miúdos agora querem ir à escola porque têm lá um gato”, embora admita que o programa ainda envolve “muito poucos” animais.

“Por vezes não é fácil, é preciso um trabalho grande junto da comunidade escolar, nomeadamente dos pais. É mais fácil a adoção em zonas suburbanas, onde habitualmente as crianças já lidam com animais, do que na cidade. Mas o último que colocámos foi no infantário dos Serviços Sociais da Universidade de Coimbra e a reação é de grande satisfação”, argumentou Francisco Queirós.

PUBLICIDADE

publicidade

A atividade do canil e gatil municipal passou ainda, nos últimos quatro anos, pelo incremento das visitas escolares e um aumento do número de adoções de cães e gatos que se situa atualmente em cerca de 600 por ano – embora Francisco Queirós sublinhe que é importante que as pessoas “façam adoções conscientes” para que os animais não acabem abandonados.

Em 2017, o Centro de Proteção Animal de Coimbra sofreu obras de requalificação, orçadas em cerca de 40 mil euros, na melhoria das condições para acolher cães e gatos, segundo Francisco Queirós a primeira intervenção desde que o espaço foi inaugurado há 20 anos, em 1997 – igualmente em ano de eleições autárquicas – pelo atual presidente da Câmara, o socialista Manuel Machado.

A requalificação, de acordo com o autarca da CDU, permite que o canil e gatil esteja em processo de licenciamento, notando que “a esmagadora maioria” dos canis a nível nacional “nem sequer está licenciada”.

Por outro lado, evidenciou Francisco Queirós, Coimbra aboliu o abate animal em canis em 2015, antecipando-se à legislação nesse sentido aprovada o ano passado e que entrará em vigor em 2018.

“É uma politica municipal completamente distinta, anteriormente a maioria das pessoas nem sequer sabia onde era o canil. E eu diria às pessoas de Coimbra que olhem para o trabalho aqui realizado”, afirmou o candidato da CDU.

Nas eleições de 01 de outubro, são candidatos à Câmara de Coimbra o atual presidente, Manuel Machado (PS), Francisco Queirós (CDU), Jorge Gouveia Monteiro (Cidadãos por Coimbra), Vítor Ramalho (PNR), Jaime Ramos (PSD/CDS-PP/PPM/MPT), José Manuel Silva (Somos Coimbra) e Vítor Marques (PAN).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE