Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Baixa de Coimbra transformada em grande hostel? Não, diz CDU

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 18-09-2017

 O candidato da CDU à Câmara de Coimbra, Francisco Queirós, sublinhou hoje a importância do turismo, mas afirmou que a autarquia tem de estar atenta para a Alta e Baixa não serem transformadas em “espaços de alojamento local”.

PUBLICIDADE

portagem

O turismo, sustentou o cabeça de lista da CDU, “é uma via para mais emprego”, mas o município tem de evitar “a todo o custo” a sua desregulação.

PUBLICIDADE

publicidade

“Há já uma tendência para acontecer em Coimbra aquilo que acontece em Lisboa e no Porto: o alojamento local. Tem vindo a aparecer na Baixa, na Alta, mesmo em Santa Clara. Há uma alteração legislativa para condicionar um pouco o alojamento local e a câmara tem de estar muito atenta para não transformar a Alta e a Baixa para espaços de alojamento local”, disse à agência Lusa Francisco Queirós, durante uma ação de pré-campanha da CDU, junto dos trabalhadores da PT.

Para o candidato, o turismo “tem de ter um papel importante” na economia da cidade, sendo necessário ser encarado e programado “a nível regional”, o que “não existe”.

PUBLICIDADE

Segundo Francisco Queirós, têm de ser pensados percursos regionais para garantir que os turistas não chegam a Coimbra para estar “apenas umas horas na cidade”.

“Têm de ser criados programas para que fiquem mais dias”, defendeu, sublinhando a necessidade de se articular Coimbra com as ofertas turísticas na Figueira da Foz, Buçaco ou Conímbriga.

O cabeça de lista da CDU à Câmara de Coimbra realçou ainda a importância de se investir na requalificação de imóveis no centro urbano, para se “segurar a população que já existe, evitando que sejam trocados por gente endinheirada, que é o que acontece em Lisboa e no Porto”.

“Queremos o centro urbano habitado pelos antigos e tradicionais moradores e por casais mais novos, mas com capacidade para pagar rendas acessíveis. Isso [o investimento em imóveis no centro histórico] permitirá segurar pessoas sem terem de pagar rendas avultadas”, argumentou.

Nas eleições autárquicas de 01 de outubro, são candidatos à Câmara de Coimbra o atual presidente da Câmara, Manuel Machado (PS), Francisco Queirós (CDU), Jorge Gouveia Monteiro (Cidadãos por Coimbra), Vítor Ramalho (PNR), Jaime Ramos (PSD/CDS-PP/PPM/MPT), José Manuel Silva (Somos Coimbra) e Vítor Marques (PAN).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com