CDU quer Câmara de Coimbra “de portas abertas” para captar investimento

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 16-09-2017

O candidato à Câmara de Coimbra pela CDU Francisco Queirós defendeu hoje que o concelho precisa de “uma Câmara de portas abertas” para captar investimento, considerando importante voltar a apostar no setor produtivo.

PUBLICIDADE

cdu

“Precisamos de uma Câmara de portas abertas. É importante que o presidente da Câmara esteja disponível para receber os investidores, os empresários, e isso não tem vindo a acontecer”, disse à agência Lusa o cabeça de lista da CDU, sublinhando que conhece vários casos de pessoas “que tiveram enormes dificuldades em investir em Coimbra, não conseguiam falar com o presidente e acabaram por se instalar noutros concelhos”.

PUBLICIDADE

Francisco Queirós notou também que o município tem um gabinete de apoio ao investidor “que não funciona”, contando apenas com “uma técnica administrativa”.

“A Câmara tem um papel de apoio. Tem que ter um gabinete que funcione como deve ser de apoio aos empresários”, facilitando a instalação de empresas, “que depois têm que ter também, de alguma forma, benefícios fiscais”, defendeu o candidato, que falava à Lusa, durante uma ação de pré-campanha no mercado do Bairro Norton de Matos.

PUBLICIDADE

publicidade

Para Francisco Queirós, para além da autarquia apoiar estruturas como o Instituto Pedro Nunes que podem “possibilitar o desenvolvimento de indústrias de tecnologia de ponta” na área da informática, saúde ou aeronáutica, é também “importante apostar no setor produtivo”.

“Durante muito tempo, Coimbra teve indústria de cerveja, de porcelanas, de cerâmica, têxtil e tudo isso desapareceu. A zona da Pedrulha é emblemática em relação a isso: é um autêntico deserto e parece que houve ali um bombardeamento”, notou.

Nesse sentido, “voltar ao setor produtivo tradicional era fundamental, até porque muitos dos desempregados são de baixa qualificação”.

“As porcelanas de Coimbra são hoje uma marca. É importante revitalizar essas marcas da cidade, que sem dúvida levaram Coimbra a várias partes e valorizaram o concelho”, vincou.

Nas eleições autárquicas de 01 de outubro, são candidatos à Câmara de Coimbra o atual presidente da Câmara, Manuel Machado (PS), Francisco Queirós (CDU), Jorge Gouveia Monteiro (Cidadãos por Coimbra), Vítor Ramalho (PNR), Jaime Ramos (PSD/CDS-PP/PPM/MPT), José Manuel Silva (Somos Coimbra) e Vítor Marques (PAN).

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE