Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

CDU aposta no aumento da adoção de animais no Canil de Coimbra

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 18-09-2018

O aumento da adoção de animais no Canil Municipal de Coimbra, com medidas de incentivo e através da aproximação às escolas, é uma das propostas da CDU para 2019, anunciou hoje o vereador Francisco Queirós.

PUBLICIDADE

No quadro das grandes opções do plano e orçamento para o próximo ano, a CDU defenderá “a provisão dos meios” para uma melhor resposta do canil e gatil que a autarquia, liderada pelo socialista Manuel Machado, possui junto à estação de tratamento de águas residuais (ETAR) do Choupal.

PUBLICIDADE

publicidade

Em conferência de imprensa, Francisco Queirós salientou a necessidade de a Câmara Municipal “aumentar a taxa de adoção, investindo em campanhas e outras medidas de incentivo”, continuando a “promover a aproximação às instituições e à comunidade escolar”, através da realização de ‘workshops’, sessões de esclarecimento e outras iniciativas.

No entanto, importa “tentar que a adoção seja qualquer coisa de mais consciente e algo de mais continuado”, no âmbito de um processo em que “as escolas podem ter o seu papel”, preconizou.

PUBLICIDADE

Coadjuvado no encontro com os jornalistas por duas técnicas do seu gabinete, o autarca comunista disse que o Canil de Coimbra alberga atualmente 51 canídeos e 15 gatos em diferentes fases de desenvolvimento.

Na sua opinião, cabe à autarquia promover as iniciativas de sensibilização junto de estabelecimentos de ensino e valorizar, igualmente, as visitas que as escolas de Coimbra e de outros municípios fazem “com muita frequência” à entidade municipal.

“Torna-se imperioso, no novo quadro legislativo, dotar os centros oficiais de recolha de recursos físicos, humanos e financeiros capazes de promover a exequibilidade da lei”, referiu.

No caso de Coimbra, é necessário “ampliar as instalações por forma a reforçar a capacidade de alojamento, nomeadamente aumentando o número de boxes no canil para adoção”, adiantou o vereador, que propõe ainda a construção de “um parque canino, onde os donos possam passear os seus animais sem trela”.

Dar continuidade ao desenvolvimento dos programas de captura-esterilização-devolução (CED), iniciados em anos anteriores, “como forma de controlo da reprodução e diminuição das lutas territoriais e de animais errantes feridos”, é outra das propostas da CDU para 2019.

“Pode dizer-se que um dos maiores desafios do Serviço Médico Veterinário em Coimbra (SMV), tal como no resto do país, mais visível a partir da implementação da proibição do abate, se relaciona com a quantidade de animais entrados e abandonados nas suas instalações, colocando muitas vezes dificuldades na gestão da sua lotação”, alertou Francisco Queirós.

Com o objetivo de “acolher a nova política e as novas práticas”, foram realizadas obras no Canil-Gatil Municipal de Coimbra, que “garantiram consideráveis melhorias nas condições de acolhimento dos animais, com a criação de zonas de recreio para cães e gatos, e incluíram a requalificação das salas de tratamento e da sala de campanhas de esterilização de animais, o que permitiu, finalmente, o licenciamento das nossas instalações” pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária.

“Conseguimos o essencial reforço de pessoal, tendo mais um médico veterinário ao serviço, enquanto decorre a preparação de concurso para provimento de dois lugares no quadro de pessoal”, para novos médicos veterinários “que reforçarão de forma permanente a equipa do SMV”, disse.

A curto prazo, abrirá um “concurso de contratação para tratadores de animais, uma vez que também existe falta de pessoal nesta área”, informou Francisco Queiróes, que exerce funções a tempo inteiro como  vereador responsável pelas área da Habitação Social; Desenvolvimento Social; Gestão do Parque Habitacional Municipal; Promoção da Habitabilidade e Serviço Médico Veterinário.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com