CDU afirma que não há um “langão” entre os seus “famosos” candidatos

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 20-09-2017

O candidato da Coligação Democrática Unitária (CDU) à Câmara de Coimbra, Francisco Queirós, defendeu hoje a reindustrialização do concelho, voltando a apostar em setores como a cerâmica e o têxtil, entre outros.

PUBLICIDADE

CDU COIMBRA

“Há que reindustrializar a cidade de Coimbra”, disse Francisco Queirós, vereador comunista e cabeça de lista à Câmara Municipal.

PUBLICIDADE

O candidato estava acompanhado do primeiro candidato da CDU à Assembleia Municipal, o músico Manuel Rocha, que também interveio.

CDU

PUBLICIDADE

publicidade

Irónico, Manuel Rocha salientou que as listas da CDU estão cheias de “famosos”. Famosos nos seus empregos, nas suas áreas, em Coimbra, entenda-se.

Nós somos trabalhadores. Não há aqui nem um langão. Todos eles são trabalhadores, garantiu o candidato à AMC quando mostrava o cartaz com os rostos dos candidatos da CDU.

Não vamos trazer “Meos Arena” porque não vale a pena. É lixo. Nós não vamos trazer aeroportos de Cernache. Porque a população de Cernache  é que precisa de transportes públicos para chegar a Coimbra.  Não trazemos aqui parangonas para aparecer nos jornais, sintetizou Manuel Rocha.

cdu câmara

Queirós recordou que as antigas fábricas de porcelana, cerveja, têxteis e bolachas e farinhas são “marcas importantes” da cidade do Mondego, onde empregavam vários milhares de homens e mulheres.

“Claro que temos de apostar na indústria de ponta”, associada à inovação tecnológica, disse, ao realçar o trabalho da incubadora do Instituto Pedro Nunes (IPN), ligado à Universidade de Coimbra, na criação e consolidação de novas empresas não poluentes.

O IPN, liderado pela professora universitária Teresa Mendes, já tem uma significativa experiência nesta área, com sucesso no “apoio a setores extremamente dinâmicos”, sublinhou.

A Câmara Municipal, através do gabinete de apoio ao investidor, “tem um papel” na instalação de empresas de raiz, designadamente numa reindustrialização que incentive aquelas atividades produtivas tradicionais, preconizou.

Com esse objetivo, o gabinete de apoio ao investidor deve “estar de portas abertas” e contribuir para “a criação de postos de trabalho nesta terra”, afirmou Francisco Queirós, numa sessão ao ar livre junto aos Paços do Concelho, na Baixa de Coimbra, em que apresentou o programa eleitoral da CDU para os próximos quatros anos.

Por outro lado, disse, “precisamos de valorizar o nosso património” e assegurar “serviços públicos de qualidade”, que são “mais uma marca distintiva” de Coimbra.

O concelho precisa de “uma Câmara capaz de atender às questões fundamentais da cidade”, frisou o candidato da CDU.

“É preciso repor o Ramal da Lousã”, que durante 103 anos ligou este concelho à capital do distrito, entre dezembro de 1906 e janeiro de 2010, preconizou.

Na sua opinião, importa “repor a ferrovia e apostar nos transportes elétricos na cidade”, valorizando os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC).

A apresentação do programa da CDU, que decorreu em plena Praça 8 de Maio, coincidia com um espectáculo dos Encontros Mágicos na mesma área. Tudo se resolveu a contento de ambas as partes. A política ficou na rua, a magia aconteceu na Câmara.

Veja o vídeo da nossa transmissão em directo:

Nas eleições de 01 de outubro, são candidatos à Câmara de Coimbra o atual presidente, Manuel Machado (PS), Francisco Queirós (CDU), Jorge Gouveia Monteiro (Cidadãos por Coimbra), Vítor Ramalho (PNR), Jaime Ramos (PSD/CDS-PP/PPM/MPT), José Manuel Silva (Somos Coimbra) e Vítor Marques (PAN).

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE