Coimbra

CDS mostra “país preso por arames”

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 15-12-2018
 

A presidente do CDS, Assunção Cristas, desafiou hoje o Governo a avançar com investimentos em estradas, ferrovias e pontes em situação crítica, que testemunham o “país preso por arames” que o CDS vai denunciar durante 15 dias. 

PUBLICIDADE

Foto CDS

No âmbito desta iniciativa, o deputado do Hélder Amaral esteve numa ação conjunta dos distritos de Viseu e Coimbra, no IP3, juntamente com dirigentes e elementos das respetivas estruturas distritais do partido.

É nosso dever questionar o Governo sobre os pontos críticos nas infraestruturas do país, para que possa atuar preventivamente, e nalguns casos que já estão identificados, que seja célere nas obras e nos investimentos que têm de ser feitos”, afirmou hoje Assunção Cristas no arranque da iniciativa “País preso por arames”.

PUBLICIDADE

A líder do partido escolheu o Itinerário Principal (IP) 6, que liga Óbidos a Peniche, para apontar “um dos pontos críticos” que o CSD vai mostrar ao país durante 15 dias, denunciando a ausência de obras no troço “com fissuras, onde o piso abateu” e que está “inviabilizado há um ano”, à espera de reparação.

Até ao final do ano, o CDS vai fazer, “de norte a sul do país”, a sinalização de “estradas, ferrovias e pontes” sinalizadas como pontos críticos, demonstrativas das “escolhas” de um “Governo de carga fiscal máxima e de investimento público mínimo”.

PUBLICIDADE

“Poderíamos estar na Ponte 25 de abril, ou na ferrovia em Santarém, ou na Guarda, ou em Amarante, porque temos de facto muitas situações sinalizadas em todo o país e é preciso demonstrar que temos um país preso por arames, porque foram as escolhas deste Governo, e é bom que o Governo se responsabilize e que atue preventivamente”, afirmou Cristas.

De entre as várias dezenas de situações que o CDS irá denunciar até ao final do ano, a Ponte 25 de Abril, em Lisboa, é uma das preocupações, com problemas identificados “desde 2015” e em relação aos quais o Governo “não fez absolutamente nada”, disse.

Um relatório do Laboratório Nacional de Engenharia Civil – LNEC, divulgado no início deste ano, “sinalizava a urgência de uma intervenção, célere e o mais rápida possível, sob pena de termos uma limitação de tráfego”. Mas, lembrou, “até agora essa intervenção ainda não feita e já passou um ano”.

No âmbito da iniciativa, o CDS mostra hoje 12 pontos críticos em várias zonas do “País preso por arames”.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE