Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

CCDRC admite pedir ao Ministério Público para o ver o que está a correr mal nos Vales 2020

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 08-10-2015

O programa Portugal 2020 foi ontem, dia 7 de setembro, explicado, analisado e debatido num seminário que juntou cerca de 200 participantes, durante todo o dia, no Grande Hotel do Luso.

PUBLICIDADE

unnamed (5)

Segundo uma nota de imprensa da autarquia mealhadense enviada a NDC, a iniciativa contou com os esclarecimentos de Ana Abrunhosa, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), de Helena Mendes, da Universidade de Coimbra (UC), de Ana Seguro, do Instituto Pedro Nunes (IPN) e de Manuel Póvoas, do banco Santander Totta.

PUBLICIDADE

publicidade

O seminário terminou com uma mesa redonda sobre os casos de sucesso da região bairradina. O debate foi moderado por Pedro Maranha, do Curia Tecnoparque, e contou com a participação de Paulo Ramos, da consultora Fnway, Jorge Rama, da Adega Rama, e de Sérgio Franco, da Malo Clinic. Um seminário promovido pela Câmara Municipal da Mealhada, com o apoio da Universidade de Coimbra no âmbito do INOV C, programa financiado pelo Mais Centro, QREN.

“Esta iniciativa é para todos os que pretendem inovar nas mais diferentes áreas, aproveitem. Vou passar a palavra a quem realmente percebe disto a sério, a Dra. Ana Abrunhosa”. Foi com estas palavras que o Presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Rui Marqueiro, deu início ao “Seminário Portugal 2020 – Oportunidades de Financiamento e Incentivo às Empresas”.

O autarca fez ainda questão de deixar um convite à presidente da CCDRC, para inaugurar o Espaço Inovação da Mealhada, que está pronto a abrir as suas portas.

PUBLICIDADE

Perante um auditório cheio, Ana Abrunhosa fez uma apresentação exaustiva dos apoios comunitários que estarão disponíveis para o país até 2020, destacando quais os objetivos e as prioridades do programa, e rapidamente dirigiu o seu discurso para o Centro 2020. “A Região Centro tem à sua disposição 2,1 milhões de euros através do Programa Operacional Regional do Centro, que está alinhado com os quatro domínios temáticos do Portugal 2020: competitividade e internacionalização, inclusão social e emprego, capital humano e sustentabilidade e eficiência no uso de recursos”, salientou a presidente da CCDRC, ressalvando que “é muito importante os promotores apresentarem bem os seus projetos, preocuparem-se com os índices em que são avaliados. É preciso terem em conta os objetivos dos fundos comunitários”.

Já na parte das perguntas do público, Ana Abrunhosa fez das declarações mais comentadas da tarde. A propósito da temática dos Vales, a presidente da CCDRC admitiu que a acreditação das empresas está a “correr mal” e garantiu: “Vou auditar todas as empresas de prestação de serviços e vai haver penalizações. Vou envolver o Ministério Público, se necessário”. Ana Abrunhosa revelou um caso de uma empresa de consultoria que já submeteu 30 projetos, com candidaturas iguais, independentemente da área de negócio. E sublinhou: “Não vou transferir um cêntimo para empresas que não estejam a agir de forma séria”. “Tenham cuidado com quem têm a assessorar-vos”, deixou, ainda, o conselho.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com