Coimbra

CASPAE promove os direitos das crianças com pais presos em Coimbra

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 07-10-2021

Um projeto em Coimbra que vai decorrer até 2023 vai realizar ações junto de crianças com pais em situação de reclusão de modo a promover os direitos destes jovens.

PUBLICIDADE

A iniciativa, intitulada “Agentes de Transformação 3C’s”, tem como entidade promotora o CASPAE – Centro de Apoio Social, juntando várias entidades para promover os direitos humanos, em particular das crianças e jovens com pai ou mãe em situação de reclusão, afirmou à agência Lusa a gestora do projeto, Carla Mendes.

O projeto dá continuidade ao trabalho que já vinha sendo feito pelo Trampolim, no Planalto do Ingote, em que se procurou dar voz às crianças e jovens nesta situação, explicou.

PUBLICIDADE

A iniciativa vai dividir-se em três ações: uma centrada nas crianças e jovens, outra nos pais e outra em profissionais de áreas como a justiça, a segurança, a educação e a área social, referiu.

No primeiro caso, irá trabalhar-se diretamente com jovens, alguns que passaram pela experiência de terem o pai ou mãe presos, para serem “agentes transformadores”.

PUBLICIDADE

publicidade

“Queremos que os jovens tenham consciência dos seus direitos, mas também que combatam o preconceito”, salientou.

Nessa ação, será desenvolvido em conjunto com os jovens um manual de boas práticas, que permitirá capacitar outros jovens, assim como iniciativas que permitam dar visibilidade à problemática e combater o eventual estigma associado.

Noutra ação do projeto, será desenvolvido um conjunto de ferramentas de profissionais para profissionais de todas as áreas, onde estarão presentes polícias, advogados, magistrados ou técnicos de serviço social, entre outros.

“A intenção é juntar os profissionais destas áreas, que estejam interessados em contribuir para esta ‘toolbox’ [caixa de ferramentas], com referenciais de formação, para que os profissionais que venham a beneficiar da mesma sejam certificados, capacitados e mais sensibilizados para a intervenção com as crianças nas várias fases – rusga, detenção, audiência em tribunal e reclusão“, aclarou.

A outra ação será centrada na capacitação parental, de modo a que os pais em situação de reclusão ou ex-reclusos possam exercer uma parentalidade positiva junto dos filhos.

Apesar de grande parte do projeto estar centrado em Coimbra, o objetivo da iniciativa é garantir que muitas das ações e ferramentas criadas possam ser aplicadas noutros locais do país, salientou.

O projeto que agora avança e que vai ter uma duração de 30 meses conta com financiamento do programa Cidadãos Ativ@s (EEA Grants), gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação Bissaya Barreto.

Para a sua execução, o CASPAE conta com a parceria com a associação norueguesa For Fangers Pårørende, que trabalha nesta área, a associação juvenil CodigAtómiko, sediada no Planalto do Ingote, a Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Coimbra, a Faculdade de Psicologia da Universidade De Coimbra e o Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel.

O projeto é apresentado na sexta-feira, entre as 14:00 e as 18:30, no Palácio Sacadura Bote, em Coimbra.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE