Região

Casos de covid-19 continuam a aumentar na Região de Coimbra

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 23-07-2021

Os casos de covid-19 continuam a aumentar na Região de Coimbra. O concelho de Coimbra é um dos que registou maior subida de infeções pelo novo coronavirus, ao lado de Montemor-o-Velho e Mealhada – que entra em alerta – , segundo os dados divulgados hoje pela Direção-Geral da Saúde. São cinco concelhos com as medidas mais apertadas e mais restrições, como o recolher obrigatório e o encerramento antecipado de lojas e restaurantes à noite e ao fim de semana.

PUBLICIDADE

No relatório diário da DGS, que à sexta feira disponibiliza os dados da incidência de novos casos por 100.000 habitantes a 14 dias, a Região tem agora cinco concelhos nos níveis mais elevados de transmissão da doença, o que já não acontecia desde março, altura em que o país se encontrava em confinamento e estado de emergência: Mira, Coimbra, Cantanhede, Figueira da Foz e Montemor-o-Velho.

Mira continua em risco muito elevado mas a descer há três semanas. Coimbra e Figueira da Foz vêm os casos continuar a subir . Montemor-o-Velho regista mais infeções e passa de alerta para risco elevado e junta-se agora aos restantes quatro municípios onde as medidas de contenção da pandemia são mais apertadas, incluindo o fecho dos restaurantes às 22h30 e o recolher obrigatório às 23h00. A Mealhada regista mais casos e fica em alerta até à próxima semana. A descer com significado estão apenas os concelhos da Lousã e Penela.

PUBLICIDADE

publicidade

A taxa de incidência nacional de infeções pelo SARS-CoV-2 por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias subiu hoje para os 418 casos, mas o índice de transmissibilidade voltou a baixar ligeiramente no continente e a nível nacional.

No boletim epidemiológico conjunto da Direção-Geral da Saúde e do Instituto Nacional da Saúde Doutor Ricardo Jorge, assinala-se que a taxa de incidência nacional subiu hoje dos 409 em que estava na quarta-feira para 418,3 casos.

PUBLICIDADE

No continente, este indicador atingiu hoje 430,8, aumentando em relação aos 421,3 verificados na quarta-feira.

Quanto ao Rt – que estima o número de casos secundários de infeção resultantes de uma pessoa com o vírus – quer no continente quer a nível nacional desceu, mantendo a tendência descendente.

O Rt nacional desceu de 1,09 na quarta-feira para 1,07 hoje, sendo a descida mais acentuada no continente, onde se situa hoje no 1,0.

Os dados do Rt e da incidência de novos casos por 100 mil habitantes a 14 dias – indicadores que compõem a matriz de risco de acompanhamento da pandemia – são atualizados pelas autoridades de saúde à segunda-feira, à quarta-feira e à sexta-feira.

Nos concelhos de baixa densidade populacional, que representam mais de metade do território continental, a linha vermelha que obriga os municípios a recuar no plano de desconfinamento está fixada nos 480 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias e os restantes concelhos ficam sob alerta quando ultrapassarem os 240 casos por 100 mil habitantes no mesmo período.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE