Governo

Cascade 2019: Maior exercício de proteção civil em Portugal começa hoje com mais de 3.600 operacionais .

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 28-05-2019

 

 

PUBLICIDADE

 

Mais de 3.600 operacionais, 150 dos quais de cinco países europeus, e 2.200 figurantes vão participar, a partir de hoje, no maior exercício de proteção civil realizado em Portugal.

PUBLICIDADE

publicidade

Organizado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), com a colaboração da Direção-Geral da Autoridade Marítima e cofinanciado em 80% pela União Europeia, o exercício europeu de proteção civil ‘Cascade’19’ tem um custo de 1,3 milhões de euros e decorre entre hoje e sábado.

O exercício realiza-se nos distritos de Aveiro, Évora, Lisboa e Setúbal e conta com a participação de cerca de 150 operacionais de Espanha, Bélgica, Alemanha, Croácia e França.

PUBLICIDADE

No total vão estar envolvidos 22 municípios que vão ter 60 cenários diferentes para testar a capacidade das respostas local, nacional e internacional, segundo a ANEPC.

O ponto de partida para este exercício europeu é o registo de condições meteorológicas adversas, como precipitação muito intensa no distrito de Aveiro, e um evento sísmico que afeta os distritos de Évora, Lisboa e Setúbal, desencadeiam uma série de ocorrências em cascata, como cheias, poluição marítima, ruturas de barragens, acidentes químicos, colapso de estruturas, acidentes ferroviários e rodoviários, e incêndios urbanos.

Estas ocorrências têm como consequências danos materiais avultados e um número significativo de vítimas mortais.

Segundo a ANEPC, o CASCADE’19 visa treinar a resposta internacional na sequência do acionamento do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia e, simultaneamente, a resposta interna a emergências de elevada complexidade.

O exercício será objeto de avaliação por parte de um conjunto de observadores e avaliadores nacionais e estrangeiros como o objetivo de identificar as boas práticas, falhas e constrangimentos, e melhorar aos diversos níveis os processos de gestão das emergências.

O exercício vai permitir aprovar uma diretiva operacional nacional para acolhimento de assistência internacional.

Durante o dia de hoje vai decorrer a modalidade de contexto de sala de operações, realizando-se a movimentação real de meios de proteção e socorro entre quarta-feira e sexta-feira, e no último dia vai decorrer um seminário de apresentação das primeiras conclusões do exercício.

Mais de 20 entidades portugueses vão estar envolvidas no CASCADE’19, que tem um website dedicado (www.cascade2019.pt).

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE