Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Casas sustentáveis de baixo custo substituem edifícios devolutos

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 12-04-2018

Casas sustentáveis de baixo custo vão substituir edifícios devolutos do centro histórico de Gouveia, Guarda, no âmbito de um projeto que envolve a Universidade de Coimbra e a Câmara Municipal de Gouveia, foi hoje anunciado.

PUBLICIDADE

O projeto, denominado SENZEB (Serra da Estrela nearly zero-energy buildings), coordenado pela Universidade de Coimbra, vai ser apresentado durante uma conferência agendada para as 14:00 do dia 19, para o Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo os promotores, o principal objetivo do projeto é “promover a construção e a reabilitação urbana ecoeficiente, demonstrando como é possível construir edifícios de habitação energeticamente eficientes a custos acessíveis”.

A fonte refere que no âmbito do SENZEB, edifícios devolutos de Gouveia, localizados numa das regiões climaticamente mais exigentes do território nacional, “vão dar lugar a residências de elevadíssimo desempenho energético, com custos de construção controlados e arrendamento acessível”.

PUBLICIDADE

A iniciativa resultará na construção de casas-piloto, que demonstrarão a viabilidade dos objetivos anunciados.

A dimensão prática do projeto será desenvolvida de forma faseada: uma casa-piloto de construção otimizada (fase 1), promovida e financiada por parceiros privados, para ensaio de soluções; seguida de um projeto-piloto de reabilitação, promovido e cofinanciado pelo município de Gouveia, de um edifício autónomo (fase 2), integrado num conjunto devoluto mais amplo a intervir seguidamente (fase 3).

Os resultados desta iniciativa vão dar origem a um ‘dossiê’ de compilação das estratégias, técnicas, materiais e fabricantes que tornam a construção e a reabilitação sustentáveis acessíveis a toda a população, tornando possível a sua replicação noutras iniciativas nacionais ou comunitárias.

Segundo os promotores, a localização escolhida para a concretização deste projeto permite “aliar o desafio técnico, proporcionado por um território ambientalmente exigente, à responsabilidade social de investir no interior do país, nomeadamente numa das regiões mais afetadas pelo envelhecimento da população e pelo abandono das camadas mais jovens”.

Desta forma, o SENZEB prevê estimular a fixação de população nos centros urbanos, “com residências a custos acessíveis e com condições de conforto e qualidade de vida compatíveis com padrões que a atualidade reclama”.

O Serra da Estrela nearly zero-energy buildings nasceu de uma associação entre o Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra e o coletivo Archigraphics Studio, à qual já se juntaram diversos parceiros estratégicos na fileira da construção, laboratórios e centros de investigação e desenvolvimento da Universidade de Coimbra e o Município de Gouveia.

O mesmo projeto surgiu no âmbito da Diretiva Europeia sobre o Desempenho Energético dos Edifícios que obriga a que, a partir de 2020, todos os edifícios novos cumpram uma ambiciosa meta de eficiência energética.

A conferência de apresentação, a realizar em Coimbra, no dia 19, deverá contar com a presença da secretária de Estado da Habitação, Ana Pinho.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com