Coimbra

Casa do Design de Miranda do Corvo recebe curso de iniciação à cerâmica

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 12-03-2019

O CEARTE – Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património, em parceria com a Câmara Municipal de Miranda do Corvo, organiza o curso de “Cerâmica – Iniciação à Produção Manual”. A formação irá decorrer na Casa do Design de Miranda do Corvo entre 23 de abril e 11 de julho e tem a duração de 50 horas.

PUBLICIDADE

As aulas decorrem à segunda-feira e terça-feira entre as 18h00 e as 21h30 e tem como destinatários os ativos empregados, com especial enfoque nos que estão em risco de perda de emprego; os detentores de cursos de nível 2 (habilitação escolar mínima 6.º ano); os detentores de cursos de nível 4 (habilitação escolar mínima 9.º ano); e os desempregados, incluindo os desempregados de longa duração, detentores de habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário, que se encontram mais próximo do reingresso no mercado de trabalho.

PUBLICIDADE

publicidade

O objetivo desta formação é dinamizar e sensibilizar a população para a importância desta arte que remonta ao século XVI. Segundo o historiador Belisário Pimenta, “o oleiro era uma figura socialmente prestigiada e letrada, ocupando cargos e funções de relevo no dia-a-dia da sociedade local”. Nos últimos tempos, a sua importância no tecido económico de Miranda do Corvo tem vindo a ser reduzida, esperando a autarquia que com esta formação seja possível inverter esta tendência, de forma a preservar “os valores históricos e artesanais associados”.

As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas a partir de 13 de março no Posto de Turismo de Miranda do Corvo ou através do correio eletrónico: turismo@cm-mirandadocorvo.pt. Em ambos os casos, os interessados devem apresentar os seguintes documentos: BI ou Cartão do Cidadão ou Passaporte; Certificado de Habilitações; Número Segurança Social; Número de Identificação Fiscal (NIF); declaração de atividade ou inscrição no Centro de Emprego.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE