Vamos

Casa do Cinema de Coimbra celebra Dia do Cinematógrafo

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 26-12-2022

O Dia do Cinematógrafo vai ser celebrado, a 28 de dezembro, na Casa do Cinema de Coimbra, com a exibição, às 21h30, da ante-estreia do filme “Morada”, de Eva Ângelo.

PUBLICIDADE

A 28 de dezembro de 1895 os irmãos Lumiére realizaram a apresentação do seu invento “o cinematógrafo” e, assim, promoveram a primeira exibição pública de cinema. Nessa sessão, 33 privilegiados assistiram pela à “Chegada de um comboio”, L’Arrivée d’un Train à La Ciotat.

Esta projeção marcou a chegada de um novo tempo e de novas formas de usufruto cultural. Associando-se às celebrações desta efeméride pelo Cineclube de Faro, a Casa do Cinema de Coimbra vai assinalar também a data, com a exibição do filme “Morada”.

PUBLICIDADE

publicidade

De acordo com a Casa do Cinema de Coimbra, o filme acompanha “espetadoras de cinema, de si próprias e de uma cidade cujo retrato se faz da memória e do presente”. Trata-se de um “porto de uma ‘história do cinema’, de um lugar, de um país mas também de um mundo em mudança”.

Os sócios das entidades organizadoras, Caminhos do Cinema Português, Centro de Estudos Cinematográficos da Associação Académica de Coimbra, Fila K Cineclube e Cineclube de Faro, têm acesso a esta sessão por dois euros.

PUBLICIDADE

Simultaneamente em Faro, no Salão Nobre do Club Farense, o Dia do Cinematógrafo é celebrado com o espetáculo de Lanternas Mágicas, de Abi Feijó.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE