Cidade

Casa das Cruzes com T0, T1 e T2!

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 04-03-2017

O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) irá analisar e votar, na reunião da próxima segunda-feira, uma proposta para aprovação do projeto base de arquitetura de reabilitação do imóvel Casa das Cruzes, sito em Palácio Confusos e em Esteirinhas (Alta da cidade), no âmbito da ação Residência Ganhar Autonomia – PARU (Planos de Ação de Regeneração Urbana)/PEDU (Planos Estratégicos de Desenvolvimento Urbano).

PUBLICIDADE

CASA DAS CRUZES

A proposta apresentada contempla a demolição parcial do interior do edifício, para que seja possível criar um novo desenho tipológico interior, com padrões de conforto atuais de habitabilidade. No interior do edifício vai ser criado um pátio, de modo a melhorar as condições de iluminação e ventilação, sendo necessário, depois, o reforço estrutural ou a introdução de novos elementos estruturais. A comunicação vertical é integralmente redefinida para tornar a sua utilização mais cómoda.

PUBLICIDADE

O pátio localizado a norte será requalificado integralmente, com um pavimento lajeado de betão, de modo a torná-lo utilizável, e a cisterna será recuperada exteriormente e selada interiormente com uma membrana impermeabilizante e de retenção.

A composição do imóvel no seu interior, que era definido por quartos com instalações sanitárias comuns e cozinhas e salas partilhadas, foi alterada.

PUBLICIDADE

publicidade

As unidades de alojamento temporário deram lugar a pequenas unidades autónomas, com tipologias compreendidas entre o T0 e o T2, mantendo-se, contudo, uma sala comum, para convívio dos seus utilizadores, e um espaço de lavandaria com acesso direto ao pátio exterior.

Desta forma, ao nível do piso 0 e com entrada pela Rua das Esteirinhas 19, fica um espaço único, autónomo, de tipologia T1, com sala, cozinha, quarto e instalação sanitária. Já no piso 1, com entrada pelo Palácio Confusos, ficam quatro tipologias T0, com sala comunitária, lavandaria e pátio exterior. O piso 2 passa a ser constituído por três T1 e um T0. No mesmo piso, mas com acesso pelas escadas que ligam a Rua da Ilha ao Palácio Confusos, ficam mais dois T1. O piso 3 passa a ser constituído por dois T0, dois T1 e um T2, enquanto no piso 4 surge um T2.

Refira-se, ainda, que atualmente se encontra a decorrer a abertura de propostas para a aquisição de serviços de elaboração de projetos de especialidades (de fundações e estruturas à drenagem de águas residuais domésticas, de distribuição de águas, entre várias outras) para a Casa das Cruzes.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE