Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Casa da Jurisprudência no Colégio da Trindade reabilitado por 7 Milhoes de euros

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 25-10-2017

A Casa da Jurisprudência da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, que é um centro de ensino e investigação na área das ciências jurídicas, foi hoje inaugurada pelo primeiro-ministro, António Costa, no reabilitado Colégio da Trindade.

PUBLICIDADE

O Colégio da Trindade, edifício do século XVI, integrado na área classificada Património da Humanidade, cujas obras de reabilitação custaram cerca de sete milhões de euros, “representa, sem dúvida, um elemento precioso na expansão dos projetos” da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (UC), defendeu o diretor deste estabelecimento, Rui de Figueiredo Marcos.

O edifício, cuja reabilitação foi suportado por fundos comunitários e pela UC, “destina-se a albergar o curso de jurisprudência que, em breve, a Faculdade de Direito da UC vai oferecer, no sentido de proporcionar, essencialmente aos seus estudantes e licenciados, uma formação de cariz prático assente em ilustrações de casos jurisprudenciais”, disse Rui Figueiredo Marcos, na ocasião em que a inauguração da obra foi anunciada.

PUBLICIDADE

publicidade

Essa formação, “contará com a colaboração de magistrados, advogados e de outros profissionais do foro”.

No Colégio da Trindade “habitará também o Instituto Jurídico da Faculdade de Direito que tem como missão primeira realizar obra de investigação no domínio da ciência jurídica” adiantou.

PUBLICIDADE

Para o reitor da UC, João Gabriel Silva, “a recuperação da última grande ruína da Alta universitária, que é a maior obra efetuada na zona histórica da Universidade de Coimbra desde a construção dos edifícios do Estado Novo, marca bem a diferença de atitude perante o património”.

“Já não se arrasa para construir de raiz”, mas recupera-se para “um uso moderno um edifício com séculos de história”, enfatizou o reitor, destacando que “a recuperação daquela que era a última grande ruína na Alta universitária” tem “um tremendo valor simbólico” na zona classificada pela UNESCO.

Além disso, “com este edifício, a Universidade de Coimbra fica mais capaz de cumprir a sua missão”, destacou ainda João Gabriel Silva, durante a sessão de inauguração do Colégio da Trindade/Casa da Jurisprudência.

Mandado construir para servir a Ordem da Santíssima Trindade para a Redenção dos Cativos, o Colégio da Trindade teve como missão inicial libertar os “cristãos aprisionados durante as cruzadas”, depois alargada à “libertação de todos os cativos, como os escravos, os enfermos e os pobres”.

Em meados do século XVI, a Ordem decidiu instalar em Coimbra “uma instituição colegial própria, integrando-a na rede de colégios organizados em torno da Universidade”, função que manteve até extinção em Portugal das ordens religiosas (1834).

Em parte do complexo colegial foram, então, instalados serviços como o Tribunal Judicial de Comarca, o colégio feminino da Rainha Santa e várias secções da Associação Académica de Coimbra, sendo vendidas em hasta pública, ainda no século XIX, as restantes partes do edifício, para pequenas habitações, espaços comerciais e oficinas.

Com o processo de reorganização, demolição e construção da Alta de Coimbra, promovido pelo Estado Novo, para a transformar na ‘Cidade universitária’, foi projetada uma unidade residencial estudantil no complexo, o que nunca aconteceu, acabando o imóvel por ser completamente abandonado até à ruína.

Em 2013, a UC, já proprietária do complexo, apresentou candidatura do ‘Colégio da Trindade – Casa da Jurisprudência’ a fundos europeus, cujo cofinanciamento permitiu reabilitar o imóvel, de acordo com projeto da dupla de arquitetos Francisco e Manuel Aires Mateus, que venceram o respetivo concurso publico para “uma solução arquitetónica que revigorasse o edifício e restabelecesse conteúdo funcional digno ao quarteirão que constitui, grosso modo, a área de ocupação do conjunto” Colégio da Trindade, refere a Universidade de Coimbra.

Veja todo o discurso de Rui Figueiredo Marcos:

Veja todo o discurso de João Gabriel Silva:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com