Coimbra

Casa da Escrita acolhe conferência de António Pedro Pita sobre João José Cochofel 

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 10-07-2019

A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) encontra-se a organizar uma série de conferência de comemoração do centenário do nascimento de João José Cochofel (1919 – 2019), que vão decorrer até ao final do corrente ano.

PUBLICIDADE

No âmbito dessa celebração, a Casa da Escrita acolhe, no próximo dia 13, pelas 15:00, a conferência “João José Cochofel: Rua do Loureiro, 9”, que será proferida pelo professor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, António Pedro Pita. A conferência centra-se no 9 da Rua do Loureiro, a casa onde o poeta viveu até se instalar definitivamente em Lisboa.

PUBLICIDADE

O número 9 da Rua do Loureiro é o tema central da conferência de António Pedro Pita sobre o poeta João José Cochofel.

E esta representa, refere o orador, “a casa de família de João José Cochofel, onde o poeta viveu até se instalar definitivamente em Lisboa. É, em segundo lugar, um espaço de reunião e debate cultural, artístico e político de uma jovem elite intelectual em formação na Coimbra dos anos 30 e 40. É, finalmente, um lugar que, ao transfigurar-se, quer na poesia de João José Cochofel, quer na ficção de Fernando Namora (sobretudo no romance «Fogo na Noite Escura»), ganhou o estatuto mítico de lugar de revelação por excelência de uma autoconsciência geracional, que perdurará na cultura portuguesa do século XX”.

PUBLICIDADE

publicidade

A palestra pretende, segundo o orador, “fazer a reconstituição destes três momentos. E, ao fazê-lo, mostrar que João José Cochofel foi, ao mesmo tempo, um intelectual ativo, que fundiu a sua luta na luta de muitos dos companheiros e um poeta singular que afirmou a individualidade da sua poesia na polifonia de várias produções poética geracionais”.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE