Cidade

Carlos Pittella com Fernando Pessoa na Casa da Escrita

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 08-12-2018

 

PUBLICIDADE

A Câmara Municipal de Coimbra organiza mais uma conferência na Casa da Escrita, na próxima terça-feira, dia 11 de dezembro, pelas 18:30.

PUBLICIDADE

publicidade

O poeta Carlos Pittela vai falar sobre o tema “Pergunte ao Arquivo: conjecturas & refutações sobre Fernando Pessoa em época Natalícia”, numa iniciativa que é de acesso livre.

Nesta conferência Carlos Pittella falará do seu trabalho com os papéis do poeta, a partir do questionamento das seguintes afirmações: «Pessoa não foi um grande sonetista»; «Pessoa foi um recluso»; «O Fausto pessoano é uma peça de teatro inacabada»; «Pessoa foi um poeta essencialmente espiritual».

PUBLICIDADE

Carlos Pittella é poeta, investigador e educador, autor do poemário Civilizações Volume Dois (Palimage, 2005) e coautor de Como Fernando Pessoa Pode Mudar a Sua Vida (Tinta-da-china, 2017). Como editor, preparou a edição crítica do Fausto de Pessoa (Tinta-da-china, 2018) e da biografia Fernando Pessoa, The Poet with Many Faces, escrita por Hubert Jennings (Gávea-Brown, 2018).

É mestre e doutor em literatura pela PUC-Rio de Janeiro. De 2010 a 2014, trabalhou no Instituto Global Citizenship Experience, em Chicago. Em 2014-2015, passou nove meses a viajar, de Portugal ao Nepal. Em 2015, associou-se ao Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, colaborando no projeto Fausto: uma existência digital, e foi o editor convidado do número especial «Jennings» da revista Pessoa Plural, também lançado como o livro People of the Archive (Gávea-Brown, 2016).

Pittella organizou, em 2016, um colóquio sobre o arquivo Jennings, na Brown University, onde trabalha como investigador para o Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE