Saúde

Carlos Cortes reivindica contratação de mais médicos de família

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 22-01-2015

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) lamenta, através de comunicado enviado a NDC,  que o concurso lançado em abril de 2014 para a contratação de 200 médicos de família continue suspenso.

PUBLICIDADE

medico

Assim se verifica que a atitude do Ministério da Saúde em resolver os graves problemas do setor não passe de puro mediatismo com medidas que não saem do papel, conclui a estrutura liderada por Carlos Cortes.

PUBLICIDADE

Segundo a SRCOM, os candidatos já estão classificados desde outubro do ano passado mas, por inoperância dos ministérios da Saúde e das Finanças, o concurso encontra-se paralisado e sem previsão de conclusão.

No caso da Região Centro, as 20 vagas disponibilizadas poderiam representar perto de 36 mil utentes com Médico de Família, assegura o SRCOM, adiantando que, na região Centro, mais de 130 000 utentes estão desprotegidos sem recurso a um Médico de Família.

PUBLICIDADE

publicidade

Neste concurso, para além das 20 vagas na área da Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro, foram atribuídas 21 vagas para a ARS Norte, 27 para a ARS Alentejo e 82 para a ARS Algarve. No caso da ARS Centro, o concurso prevê a seguinte contratação: Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) da Cova da Beira (3); ACES do Pinhal Litoral (4), ACES Pinhal Interior (2), ACES Baixo Vouga (4), ACES Dão Lafões (5), ACES Baixo Mondego (2).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE