Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Pagaínho é a nova mascote dos Centros de Tempos Livres da Cáritas de Coimbra

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 06-03-2019

Pagaínho é a nova mascote dos Centros de Atividades de Tempos Livres (CATL) da Cáritas Diocesana de Coimbra.

PUBLICIDADE

Este é o resultado do concurso de mascotes “Ser +” Único, realizado no âmbito do Projeto Educativo do Triénio 2019-2021, “Nasci para Ser+” e no qual participaram os Centros de ATL da instituição. Pretendeu-se com este concurso encontrar um elemento unificador entre estes equipamentos e entre as crianças, jovens e colaboradores que deles fazem parte.

PUBLICIDADE

publicidade

O concurso “Ser+” Único – Cria uma Mascote teve início no dia 2 de janeiro, com a revelação do Regulamento. Os principais objetivos centraram-se na consciencialização de uma identidade comum dentro da resposta social que é o CATL, o comprometimento e envolvimento dos utentes no projeto educativo do triénio, a valorização da criatividade e do imaginário infanto-juvenil, o incentivo ao desenvolvimento de competências e práticas da expressão artística e a promoção do espírito de solidariedade junto dos utentes e comunidades escolares/locais.

O júri do concurso foi constituído por Céu Beirão e Ricardo Sousa, da Equipa de Diretores Técnicos, Flávia Rodrigues, do departamento de Inovação e Comunicação, e Pe. Luís Costa, Presidente da Cáritas de Coimbra.

PUBLICIDADE

A criatividade demonstrada foi muita, através das 52 mascotes concorrentes, e a decisão não foi fácil. 

De acordo com o  Regulamento divulgado, a metodologia de avaliação das mascotes teve como critérios a criatividade, a inovação, a aplicabilidade, a resistência, a facilidade de execução, a rapidez de reprodução, os custos, os materiais utilizados e a adequação à filosofia do Projeto Educativo. 

O Pagínho, realizado pelo CATL de Oliveira do Hospital (EB2,3 Brás Garcia Magalhães), revela-se uma mascote com um grande potencial de replicabilidade, não só pelos outros equipamentos, mas também em outros formatos maiores ou em estampagens. Segundo o molde apresentado, será de rápida montagem e fácil reprodução. Os custos e materiais apresentados estão também dentro do orçamento regulamentado e são de fácil manuseamento para todos.

Um dos fatores mais apreciados neste trabalho é a sua versatilidade. É possível imaginá-lo com outras cores, com fios de vários tamanhos com mensagens como “ser + único”, “ser + amigo”, “ser + criativo”… A imagem criada não é estática e pode refletir a filosofia do Projeto Educativo. A ideia do Pagaínho remete para um papagaio de papel, que pode voar, tem liberdade para se expandir e crescer.  

O Pagaínho pode simbolizar as crianças/jovens e o seu crescimento que se pretende que seja harmonioso e feliz. Os “fios” podem representar o apoio e acompanhamento do CATL nesse processo de crescimento. O Pagaínho  tem a liberdade de definir o seu caminho e tomar as suas decisões mas que assente em valores sólidos e princípios humanos.

O papel do CATL, juntamente com as famílias e a escola, pretende de forma orientada e protegida, contribuir para a construção da personalidade e crescimento saudável das nossas crianças/jovens.  

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com