Coimbra

Cáritas inaugura residência para idosos em aldeia do concelho de Góis

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 19-12-2013

 A Cáritas de Coimbra vai inaugurar, no dia 28 de dezembro, a Unidade Residencial Sagrada Família da Cabreira, concelho de Góis, um equipamento social em que a instituição e a comunidade local investiram dois milhões de euros.

PUBLICIDADE

O padre Luís Costa, diretor da Cáritas Diocesana de Coimbra, disse hoje à agência Lusa que a Unidade Residencial foi custeada pela instituição e pela população da freguesia do Cadafaz, em 1,5 de euros e 500 mil euros, respetivamente.

“É uma obra absolutamente digna, que nasceu muito da vontade daquela gente”, adiantou, salientando que “era um sonho da comunidade” com mais de 15 anos, cuja concretização foi possível “em articulação com a Comissão Pró-Lar”, a partir de 2009.

PUBLICIDADE

A Câmara Municipal de Góis também se envolveu neste empreendimento, realizando acessos e arranjos exteriores.

A Cáritas de Coimbra ainda candidatou o projeto a financiamentos da União Europeia, mas tal pretensão foi negada, tendo as instâncias competentes justificado a decisão com o número de potenciais utentes, considerado baixo.

PUBLICIDADE

publicidade

“Na assunção da sua responsabilidade pela construção de uma sociedade mais justa e mais fraterna, a Cáritas tem atuado onde e quando se revela necessária a sua intervenção”, segundo uma nota do seu Departamento de Inovação, Comunicação e Projetos.

Trata-se de “uma casa que já está no coração de todos os habitantes daquela freguesia e de outras circundantes”, acrescenta.

Com capacidade para 54 idosos, a Unidade Residencial Sagrada Família, no lugar da Cabreira, acolhe já os primeiros 20 utentes, desde maio.

Ao longo do próximo ano, a Cáritas de Coimbra espera que estejam acolhidos 40 utentes.

Hoje, a instituição celebrou com a Segurança Social um protocolo para albergar mais três idosos, disse Luís Costa.

O programa da inauguração, no dia 28, começa às 10:30, com a receção aos convidados, e prolonga-se com uma tarde de convívio aberta à comunidade.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE