Coimbra

Cardiologia do Hospital da Luz Coimbra realiza intervenção valvular complexa com a utilização de avançados meios de ecografia 

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 02-12-2019

 

PUBLICIDADE

Marco Costa, cardiologista de intervenção no Hospital da Luz Coimbra (HLC), e a sua equipa realizaram, no passado dia 23 de novembro, pela primeira vez na Unidade de Intervenção Cardiovascular do HLC, uma intervenção valvular percutânea (através de cateter), com correção de uma insuficiência valvular mitral severa.

Raquel Fernandes, Nuno Alves, Ana Faustino, Filipe Correia, Ana Fonte Boa, Gonçalo Marques, Jorge Pimentel, Susana Margalho, Marco Costa, Rafaela Ramos, Filipe Caseiro Alves, Laura, Luís Paiva, Bruno Melica, José Ribeiro

“A doente tinha uma doença pulmonar grave, que aumentava muito o risco de uma intervenção cirúrgica convencional com recurso obrigatório a anestesia geral”, explica Marco Costa.

PUBLICIDADE

publicidade

O procedimento decorreu sem incidentes, melhorando em muito o estado clínico da doente, que teve alta da Unidade de Cuidados Intermédios do HLC passados apenas três dias, sem qualquer complicação.

“Esta é uma possibilidade terapêutica que existe agora para todos os doentes sintomáticos e com aumento de risco cirúrgico. Obriga a um conhecimento profundo da anatomia cardíaca e ao uso dos mais avançados meios de ecografia tridimensional, para que sejam guiados todos os passos desta complexa intervenção. Isto só foi possível porque se fez todo o procedimento com a doente sob sedação profunda, não sendo necessário a entubação invasiva da via aérea”, refere o cardiologista.

PUBLICIDADE

No mesmo ano em que se iniciou a atividade desta Unidade de Intervenção Cardiovascular do Hospital da Luz Coimbra, sob a coordenação de Marco Costa, já se realizaram várias dezenas de intervenções coronárias complexas, fez-se também o encerramento de comunicações interauriculares com uso de ecografia intracardíaca e inicia-se agora uma outra fase com este tipo de intervenções valvulares de maior complexidade.

O Hospital da Luz de Coimbra conta realizar, ainda este ano, o tratamento de estenoses aórticas severas através da implantação de válvulas aórticas percutaneamente (TAVI).

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE