Região

Capril da Serra em Poiares desafia a “Ser pastor por um dia”

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 16-03-2023

A Junta de Freguesia de São Miguel de Poiares em parceria com o Município estão a promover a iniciativa “seja pastor por um dia”, permitindo que qualquer um possa sentir e viver a experiência inesquecível do contacto direto com um rebanho no meio da natureza.

PUBLICIDADE

Inserida no projeto do Capril, instalado na Serra do Bidoeiro, esta iniciativa permite que as pessoas, seja individualmente, seja em família, ou em grupo, possam – mediante a necessária inscrição – acompanhar e manusear um rebanho de cabras em pastoreio, no seu habitat natural, como se fosse um verdadeiro pastor.

Para os promotores da iniciativa, o objetivo é «divulgar e dar a conhecer o projeto e potencial do Capril da Serra, onde para além de viverem a experiência de ser pastor, podem perceber o importante papel que estes animais desempenham em matéria de defesa e proteção ambiental, agindo como autênticas ‘cabras sapadoras’, na limpeza das matas e florestas». Além disso, reforçam a aposta na fileira da caprinicultura, onde se insere o projeto do Capril, atuando como um importante vetor da promoção do território e da marca da Chanfana.

PUBLICIDADE

Esta experiência de ser pastor por um dia inicia-se com o acolhimento no Capril da Serra, em São Miguel de Poiares, onde ficam a conhecer as instalações, mas sobretudo, os animais que ali residem, com um briefing sobre as características fundamentais não só das suas raças específicas, como dos seus hábitos de vida.

Depois de contextualizados e ambientados, é altura de ir para o terreno e acompanhar o rebanho nas ações de pastoreio, pelos trilhos existentes na serra e desfrutar de uma experiência única e certamente inesquecível, no meio da natureza, com paisagens exuberantes e de cortar a respiração, polvilhada de trilhos e percursos pedestres à medida de cada um.

PUBLICIDADE

Esta atividade pode ser realizada todos os dias, desde que as condições meteorológicas assim o permitam, sendo necessária marcação e inscrição prévia, através dos contactos diretos da Junta de Freguesia de São Miguel de Poiares: telefone: 239421513 pu e-mail: jfsaomiguelpoiares@hotmail.com)

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE