Coimbra

Capitais da cultura reúnem-se em Coimbra

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 04-03-2020

Representantes das cidades que são ou irão ser capitais europeias da cultura no horizonte de 2020 a 2024 reúnem-se, a 13 e 14 de Março, em Coimbra, por iniciativa da candidatura desta cidade a anfitriã do evento.

PUBLICIDADE

Coimbra é candidata a acolher a edição de 2027 de Capital Europeia da Cultura, sendo ainda desconhecidas as cidades anfitriãs a partir de 2025 (inclusive).

A reunião – FOR1C, Cidades Capital – com 11 cidades que “trabalham em diferentes fases da concretização dos projetos” permitirá “a recolha da sua experiência, quer ao nível da preparação das respectivas candidaturas, quer ao nível da sua implementação”, indicou o mágico Luís de Matos.

PUBLICIDADE

publicidade

O fórum, no convento de S. Francisco, aspira a ser “um ponto de encontro de culturas e experiências, momento de debate e de partilha, a par de um contributo inestimável para a candidatura de Coimbra”, considerou o coordenador da candidatura conimbricense.

No primeiro dia, a sessão de trabalho será reservada à participação dos responsáveis dos países convidados e dos agentes culturais e artísticos e centrar-se-á no estabelecimento de laços internacionais e de futuras parcerias e coproduções, na criação de “redes artísticas e culturais sustentáveis” e na definição de “territórios e vectores de mobilidade na Europa”, assinalou Luís de Matos.

PUBLICIDADE

A 14 de Março, a sessão irá ser aberta a todos os interessados, sendo que cada uma das 11 cidades convidadas apresentará “os eixos cultural e estratégico da respectiva candidatura”.

Em Julho de 2019, o Grupo de Trabalho de Coimbra / 2027 congregou, no encontro “Europa de cidades, Europa de Cultura”, representantes de cinco cidades “irmãs” (Salamanca, Santiago de Compostela, Poitiers, Aix-en-Provence e Esch-sur-Alzette), para, designadamente, “aprofundar as relações entre Coimbra e as cidades com que está geminada e também para estimular a cooperação entre as instituições culturais de cada uma delas com vista ao estabelecimento de uma rede de intercâmbios artísticos e culturais”, recordou o mágico, citado pela Agência Lusa.

Luís de Matos falava durante a quinta comunicação pública do GT Coimbra / 2027, na qual também participaram os outros elementos do grupo e a vereadora da Cultura do Município conimbricense, Carina Gomes.

A propósito de um inquérito sobre os hábitos culturais da população do concelho de Coimbra, a ser feito pelo Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade local, pedido pela candidatura da cidade a Capital Europeia da Cultura, Luís de Matos revelou, de acordo com dados provisórios já disponíveis, que “91 por cento das pessoas auscultadas reconhecem o interesse da atribuição do título” de anfitriã a Coimbra.

A Capital Europeia da Cultura é um “projecto estratégico de grande importância” para Coimbra, contribuirá muito para “reforçar as estruturas culturais” do concelho, trará benefícios económicos à cidade e à região e possui “grande importância para o país”, como evidenciam dados preliminares do inquérito do CES.

Portugal já acolheu a Capital Europeia da Cultura em três ocasiões: 1994 (Lisboa), 2001 (Porto) e 2012 (Guimarães).

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE