Coimbra

“Ca(o)ntos e Reca(o)ntos de Água” na Lousã

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 09-01-2019

No âmbito do Projeto 5 Municípios 5 Culturas 5 Sentidos, Programação Cultural em Rede, que envolve os municípios de Águeda, Idanha a Nova, Lousã, Óbidos e São Pedro do Sul, a iniciativa 1 do Programa – Animação de Centros Urbanos – para o ano de 2019, será subordinada ao tema da Água e decorre de 9 de janeiro a 9 de fevereiro.

PUBLICIDADE

Na Lousã, esta iniciativa decorrerá sob o tema Ca(o)ntos e Reca(o)ntos de Água, com início a 12 de janeiro, havendo lugar a um conjunto diversificado de atividades em torno da água, ao longo de 5 semanas, culminando com mais um Desafio ao Frio, a 9 de fevereiro.

No dia 12 de janeiro, no próximo sábado, esta atividade iniciar-se-á com a concentração dos participantes junto à Biblioteca Municipal Comendador Montenegro, pelas 15h.

PUBLICIDADE

A partir daí acontecerá o “Passeio pelas Fontes da Vila / Reca(o)ntos de Água – Projeto 5 Municípios 5 Culturas 5 Sentidos – 5 Fontes”, trajeto temático pelo casco histórico da vila (uma fonte por cada município da rede). Ao longo deste percurso, de que resultará um roteiro histórico-cultural, serão contadas histórias relacionadas com a longevidade destes locais e do próprio casco urbano antigo, havendo lugar à Instalação Sonora – Água da Fonte Seca, da autoria de Luís Antero, na Fonte de Fundo da Vila. Estima-se o fim da atividade cerca das 17h.

 

PUBLICIDADE

publicidade

Outras atividades associadas acontecerão ainda nos fins de semana seguintes, nomeadamente a 19 de janeiro – Sábado Cultural, na Biblioteca Municipal Comendador Montenegro (música, literatura e contos de água), a 25 de janeiro – A Água e o Azeite, a 2 de fevereiro – Brincar e aprender em torno da Água, Oficina de Segurança, culminando a 9 de fevereiro com o Desafio ao Frio, que será um espetáculo multissensorial “Ca(o)ntos de Água”, e que terá lugar no centro histórico da Vila da Lousã, no Largo da Viscondessa do Espinhal.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE