Coimbra

Cantinas Amarelas: quando, como e para quem?

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 26-09-2018

Este ano lectivo poderá ficar marcado pelo anúncio da reabertura das Cantinas Amarelas na Universidade de Coimbra (UC), encerradas desde 2013.

PUBLICIDADE

A Juventude Comunista Portuguesa (JCP), em comunicado enviado a Notícias de Coimbra, exige saber em que moldes funcionará o espaço da Oliveira Matos.

PUBLICIDADE

publicidade

Recordamos que, em fevereiro de 2017,  Magnifico Reitor mandou chamar a comunicação social para apresentar a nova Cantina Amarela.

O Reitor não se quis comprometer com uma data, mas foi avançando que a inauguração seria no ano lectivo 2017-18. Não cumpriu! O espaço continua fechado. As abras continuam a decorrer. Não se sabe quando terminam.

PUBLICIDADE

Os jovens comunistas de Coimbra lembram que há um conjunto de questões que causam preocupação e questionam: “Cantinas Amarelas: quando, como e para quem?”.

Salientam que nada garante que estarão sempre disponíveis para que sejam utilizadas pelos estudantes, e nada garante que terão prato social, que é a refeição mais barata e completa”.

A acrescentar a esta dúvida, declarações da arquitecta responsável pela transformação do espaço dizem que não faz parte dos planos a existência de refeição social nesta cantina, salienta a JCP.

Contactados por NDC sobre uma eventual concessão de espaços na Cantina Amarela a privados, os Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra desmentiram essa possibilidade.

Num cenário em que os estudantes têm de pagar 1068 euros de propina, acrescida das muitas taxas e emolumentos, “o mínimo que a JCP exige é que a UC apresente condições para os estudantes terem boa qualidade de vida e aprendizagem, e que os Serviços de Acção Social dêem resposta às necessidades dos estudantes, sendo urgente a reabertura das cantinas encerradas”.

Isto permitiria ter mais espaços para as refeições dos estudantes, diminuindo filas e tempos de espera, bem como mais locais de reunião, convívio e de estudo, frisa a JCP.

Por tudo isto, a Juventude Comunista Portuguesa exige:a reabertura das Cantinas Amarelas, com refeição social;que estejam sempre disponíveis para que os estudantes as utilizem;que tenham um horário de funcionamento alargado, à semelhança do que ocorria antes de serem encerradas e a reabertura de outras cantinas encerradas (p.e. cantinas Verdes, encerradas em 2012).

Oferecer várias opções de refeição num só espaço e transformá-lo num local polivalente onde os estudantes possam desenvolver outras atividades foram alguns dos objetivos da requalificação da Cantina Amarela, que vai ter televisão, mas só para momentos especiais.

Regina Bento, a então administradora dos SASUC.  que agora veste a camisola de vereadora da Câmara Municipal de Coimbra, disse nesse inicio de 2017: Não é apenas uma cantina. Teremos o nosso sandwich bar e uma oferta vegetariana como já existiu na antiga Amarela. É um espaço para estar e conviver,

A JCP apela “à intensificação da luta dos estudantes pela resolução dos seus problemas, e em particular pela reabertura das cantinas encerradas, e por mais qualidade nas cantinas da UC” e realizará “uma acção de contacto sobre este tema, em frente às Cantinas Azuis da UC, no dia 27 de Setembro, quinta-feira, pelas 13 horas”.

Neste novo ano lectivo continua o velho problema do subfinanciamento da Acção Social Escolar (ASE), fruto das políticas de sucessivos governos PS, PSD e CDS, não conseguindo assim fazer face às dificuldades económicas dos estudantes e suas famílias,  conclui a Juventude Comunista Portuguesa (JCP) em comunicado enviado a Notícias de Coimbra.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE